No decorrer do mês de novembro a FAFIDAM estará realizando dois grandes eventos acadêmicos: a XIII Semana de Geografia e a VI Semana de Letras.

Entre os dias 08 e 11 de novembro de 2010 o Curso de Geografia da FAFIDAM realizará a 13ª edição da Semana de Geografia, com o Tema “Pensar e ser em Geografia: reflexões sobre conhecimento, ensino e formação”.


O temário da semana é inspirado na obra do geógrafo brasileiro Ruy Moreira, da universidade Federal Fluminense, que fará a Conferência de Abertura.

A proposta do evento é refletir sobre a formação docente, tendo em vista as mudanças significativas ocorridas no campo da profissionalização e da valorização da função social do saber. Para a coordenação do evento “a formação docente deve estar pautada: nas dimensões de indagação, investigação e construção coletiva do conhecimento; na inovação de técnicas e métodos de pesquisa, ensino e extensão; no respeito às diversas formas de saber”.

Constam da programação a realização de Mini-cursos, Workshop e Apresentação de Trabalhos. A proposta de Workshop tem como objetivo aproximar a Universidade e a Rede de Ensino fundamental e Médio, oferecendo práticas e conteúdos que permitam ao profissional do ensino fortalecer o saber docente e reforçar a qualidade do processo/aprendizagem por meio da experiência laboral.


Na semana seguinte à realização da XIII Semana de Geografia a FAFIDAM contará com outro grande evento. Trata-se da VI Semana de Letras, cujo tema é Raquel de Queiroz — um alpendre, uma rede e muitas histórias.

O tema da semana Homenageia o centenário de nascimento de Raquel de Queiroz, nascida em 17 de novembro de 1910. A FECLESC—Faculdade de Educação, Letras e Ciências do Sertão Central, campus da UECE em Quixadá, deu início às comemorações com a realização da VIII Semana de Letras, com o tema Raquel de Queiroz: do Regional ao Universal, entre os dias 19 e 22 de outubro passado.
O ano de 2010 pode ser instituído como Ano Nacional Rachel de Queiroz, em homenagem ao centenário da escritora. A iniciativa é do Senador Inácio Arruda (PC do B-CE), que apresentou projeto de lei nesse sentido, manifestando publicamente o reconhecimento da singular contribuição para a literatura brasileira.

Para saber mais informações acessem os sites dos eventos:

Para Baixar o Folder da Semana de Geografia click nos links abaixo: