Brasília: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar, 2010.

Resumo: Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.
A publicação desses volumes, em papel, começou a ser planejada na década de 1960 e levou três décadas para ser concluída. O resultado foi uma magnífica obra coletiva, que conta com a presença predominante de historiadores africanos. Agora, via internet, professores e especialistas brasileiros passaram a contar com material de ótima qualidade para prepararem cursos e pesquisas a respeito da história africana e de suas conexões com a história do Brasil – tarefa que também conta com a colaboração das revistas Afro-Ásia e Estudos Afro-Asiáticos.

Eis os temas tratados na “História Geral da África”: Volume I: Metodologia e Pré-História da África; Volume II: África Antiga; Volume III: África do século VII ao XI; Volume IV: África do século XII ao XVI; Volume V: África do século XVI ao XVIII; Volume VI: África do século XIX à década de 1880; Volume VII: África sob dominação colonial, 1880-1935; Volume VIII: África desde 1935.