A FAFIDAM em seus 42 anos de atuação na Região do Vale do Jaguaribe foi responsável pela formação da maioria dos profissionais da educação nas redes de ensino municipais e estadual, destaca o professor Hidelbrando dos Santos Soares, diretor da FAFIDAM. O professor destacou que o objetivo da II Semana da Integração é acolher os 280 novos alunos que estão iniciando seus cursos nesse semestre e proporcionar o debate a respeito das questões mais significativas para a universidade e a região jaguaribana.

Segundo dados da própria universidade, 98% dos alunos da UECE são oriundos da escola pública e a clientela da FAFIDAM provém de mais de 16 municípios da região. No último vestibular uma uma procura recorde pelos cursos desta faculdade, sendo que se inscreveram 1450 candidatos. Esse dado demonstra a centralidade que esta instituição desempenha. E esse papel tende a aumentar, pois em breve terá início o Mestrado em Educação e Ciências que será realizado em parceria com a FECLESC - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - Quixadá.


O Professor Expedito Maurício Pereira Nobre, coordenador do CREDE 10 - Russas, ex-aluno da FAFIDAM e ex-Secretário de Educação de Morada Nova-CE destacou a importância da FAFIDAM na formação dos professores da região, chamando a atenção dos presentes para a necessidade de se compreender a escola pública como uma condição para o desenvolvimento humano em suas diversas dimensões.

Em sua exposição destacou o desempenho da CREDE 10 - Russas no que se refere às avaliações externas que estão sendo realizadas, em especial o SPAECE,e o IDEB, que medem o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e Médio em Língua Portuguesa e Matemática. O professor observou os avanços nessas avaliações, mas também as limitações.

Encerra sua exposição falando do perfil do professor para atender as atuais e diferentes demandas da sociedade e o papel que a universidade e, especial, a FAFIDAM deve desempenhar neste processo.

A Prof. Maria Vieira de Lima Coelho, do curso de Pedagogia, ex-diretora do CREDE e atual Secretária de Educação do Município de Morada Nova falou de alguns problemas que persistem na educação pública no Brasil, entre eles o analfabetismo. Destaca em especial o analfabetismo funcional, que se caracteriza pelo fato do sujeito saber ler um pouco, mas não compreende o que ler e não faz uso da leitura e da escrita em sua vida.

Ela destaca que em pesquisa realizada recentemente pela Câmara dos Deputados na qual constatou-se que 80% dos alunos que terminam o Ensino Fundamental estão propensos ao analfabetismo funcional. Esta é uma realidade que a universidade tem que enfrentar de frente, especialmente a FAFIDAM, que forma a maoiria dos professores que atuam na região.

Segundo a professora, o professor é responsável entre 70 e 80% pelo processo de aprendizagem. Isso requer que a formação destes profissionais tenha a qualidade suficiente para atender as necessidades das sociedades contemporâneas.