Frank Lourenço, fundador da OFICARTE
Na última terça-feira, 15 de maio, ocorreu a Aula Inaugural do Núcleo de Estudos do PIEED - Projeto de Iniciação ao Estudo das Expressões Dramáticas - coordenado pela Profa. Raquel Lima, do Curso de Pedagogia da FAFIDAM. O teatrólogo Frank Lourenço, da Companhia OFICARTE, fez a conferência da aula inaugural com o tema "A Formação Estética do Ator.

O Núcleo de Estudos do Projeto de Iniciação ao Estudo das Expressões Dramáticas – PIEED apresenta uma proposta de trabalho que inclui não somente o estudo teórico das artes cênicas, mas também o desenvolvimento prático das teorias estudadas. No período correspondente aos primeiros meses, o aluno será instrumentalizado tanto para o ‘fazer’, quanto para o ‘pensar’ teatral. No segundo período o trabalho será integrado com o exercício de criação cênica (montagem de cenas e/ou pequenos espetáculos), visando  o diálogo dinâmico entre o fazer artístico, a reflexão teórica e as habilidades técnicas necessárias à comunicação sensível desse fazer.

Prof. Raquel Lima
Segundo a Profa. Raquel Lima o Núcleo objetiva oferecer formação artística e humanística ao aluno-artista contribuindo para a construção de um centro gerador de desenvolvimento das Artes Dramáticas, criando através de seu núcleo de estudos um ponto de intersecção entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão".

O evento foi aberta com a apresentação de duas encenações teatrais, Alice e Josefa Camburão, do Grupo de Teatro LATEJO. Os dois espetáculos teatrais arrancaram muitos risos e aplausos da plateia, demostrando o quanto a arte é importante em um ambiente acadêmico. O ator Reuber Tadeu, que interpreta a personagem Josefa Camburão, é aluno do Curso de História da FAFIDAM. (Assista aos vídeos da apresentação de Alice e da apresentação de Josefa Camburão).

Professores Raquel, Hidelbrando, Auricélia e Rameres
Partiparam do evento, compondo a mesa de abertura, o diretor da FAFIDAM, Prof. Hidelbrando dos Santos Soares, professor João Rameres Régis, coordenador do Curso de História, e a professora Maria Auricélia Gadelha, Coordenadora do Curso de Pedagogia. Todos ressaltaram a importância do Núcleo de Estudos do PIEED e elogiaram a professora Raquel Lima pela iniciativa.
Abaixo seguem os vídeos do evento: