Quarta-feira, 16 de maio, no Teatro Chico Anysio, em Fortaleza, foi lançado o livro Práxis e Formação Humana, organizado pelos professores Lucíola Andrade Maia, José Rômulo Soares e Regina Coele Queiroz Fraga.

A obra é assinada pelos seguintes autores: Glória Matoso, professora do Curso de Pedagogia da FAFIDAM, Rômulo Soares, Regina Coele, Emiliano Fortaleza, Lucíola Maia, Carísia Pinheiro, Antonia Soares, Lia Pinheiro, Edleuda Rodrigues, Elzanir dos Santos, Alexandre Joca e Nathália Vaz. 

A obra expressa um esforço coletivo em vincular o labor acadêmico-investigativo ancorado em reflexões comprometidas com perspectivas socioeducacionais emancipatórias, nascidas no seio de nossas experiências cotidianas, nos interpelando a pensar os múltiplos sentidos adquiridos pela práxis no processo de formação humana. Assim, Práxis e Formação Humana é um livro cujo conteúdo informa sobre um grupo com individualidades distintas e unidas pelo afeto pela pesquisa. Destina-se, portanto, aos leitores abertos ao diálogo acadêmico com as diversas temáticas da contemporaneidade, fundamentado no horizonte crítico adotado pelos autores.

A professora Glória Matoso é professora do curso de Pedagogia da FAFIDAM desde 2006, tem mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e coordena o projeto Descentralização da educação: um paradigma na gestão escolar e mecanismo de qualificação do ensino público? que tem como objetivo investigar as políticas de descentralização executadas em duas escolas públicas do município de Limoeiro do Norte-Ce. Entre 2009 e 2011 coordenou o Projeto Conselhos escolares: Um novo paradigma na gestão escolar e qualificação do sistema público de ensino? com o objetivo  investigar o modus operandi dos conselhos escolares em duas instituições oficiais do município de Limoeiro do Norte.

Em 2011 a professora Glória Matoso recebeu Mensão Honrosa do Guia do Estudante/Prêmio Melhores Cursos do Brasil/Coordenadora de Curso, Abril cultural.