Com uma mesa-redonda que debateu o ensino e a formação do professor de Geografia, encerrou-se a programação científica da XIV Semana de Geografia da FAFIDAM. A Mesa de encerramento, intitulada A Formação do professor no ensino de Geografia no Brasil contemporâneo, foi composta pelas professoras Antônia Carlos da Silva, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Luzianny Borges Rocha, do Curso de Geografia (FAFIDAM/UECE). A mesa foi mediada pelo Prof. Manoel Gedeon Carneiro e Francisco Ribeiro, estudante do Curso de Geografia. 


Hoje, 07 de junho, foi realizado o Trabalho de Campo: Médio Jaguaribe, com o seguinte percurso: percurso 1: Barragem do Figueiredo (Alto Santo, CE) e Açude Castanhão (Nova Jaguaribara, CE); percurso 2: Assentamentos Boa Esperança e Oziel Alves.
Luzianny, Antônia, Francisco e Gedeon


A professora Antônia Carlos, em sua fala, provocou o debate em torno de algumas questões, como por exemplo, o que norteia a formação de professores no Brasil e o que a Universidade está fazendo para proporcionar melhorias significativas da escola? Segundo a professora, as mudanças que estão ocorrendo não estão sendo acompanhadas das reflexões em torno do que é ensinar e o que é aprender. Para ela, é importante refletirmos sobre o que entendemos por formação de professores e quais os desafios e possibilidades dos cursos de formação de professores no Brasil.


A professora Luzianny Borges abordou sua experiência de formação, falando das dificuldades encontradas no percurso de formação acadêmica, destacando especialmente as dificuldades com as disciplinas de prática docente. Depois refletiu a respeito da forma como deve acontecer a formação do professor. Segundo a professora Luzianny, "a formação de ser consciente, ou seja, deve desenvolver o pensamento crítico do formando" que o torne capaz de, em sua prática docente futura, compreender a realidade na qual atuará e nela intervir, compreendendo que a mesma é carregada/marcada de conflitos e contradições que afetam os sujeitos sociais nela inseridos.


Nessa linha de raciocínio a professora Luzianny Borges continua sua exposição refletindo sobre qual deve ser o perfil do professor no Brasil contemporâneo, o que o professor deve ensinar em Geografia, como fortalecer a profissão do professor de Geografia. Encerra sua fala abordando sua experiência com as disciplinas de prática de ensino ministradas no Curso de Geografia da FAFIDAM.


Enfim, parabenizamos a Comissão Organizadora da XIV Semana de Geografia da FAFIDAM pelo excelente evento, que deu uma grande contribuição, não só para professores e estudantes de Geografia, mas também para a comunidade acadêmica em geral e para as "comunidades escolares" da região.