Encerramento da XIV Semana de Geografia da FAFIDAM
14:24
Postado por Unknown
Com uma mesa-redonda que debateu o ensino e a formação do professor de Geografia, encerrou-se a programação científica da XIV Semana de Geografia da FAFIDAM. A Mesa de encerramento, intitulada A Formação do professor no ensino de Geografia no Brasil contemporâneo, foi composta pelas professoras Antônia Carlos da Silva, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Luzianny Borges Rocha, do Curso de Geografia (FAFIDAM/UECE). A mesa foi mediada pelo Prof. Manoel Gedeon Carneiro e Francisco Ribeiro, estudante do Curso de Geografia.
Hoje, 07 de junho, foi realizado o Trabalho de Campo: Médio Jaguaribe, com o seguinte percurso: percurso 1: Barragem do Figueiredo (Alto Santo, CE) e Açude Castanhão (Nova Jaguaribara, CE); percurso 2: Assentamentos Boa Esperança e Oziel Alves.
A professora Antônia Carlos, em sua fala, provocou o debate em torno de algumas questões, como por exemplo, o que norteia a formação de professores no Brasil e o que a Universidade está fazendo para proporcionar melhorias significativas da escola? Segundo a professora, as mudanças que estão ocorrendo não estão sendo acompanhadas das reflexões em torno do que é ensinar e o que é aprender. Para ela, é importante refletirmos sobre o que entendemos por formação de professores e quais os desafios e possibilidades dos cursos de formação de professores no Brasil.
A professora Luzianny Borges abordou sua experiência de formação, falando das dificuldades encontradas no percurso de formação acadêmica, destacando especialmente as dificuldades com as disciplinas de prática docente. Depois refletiu a respeito da forma como deve acontecer a formação do professor. Segundo a professora Luzianny, "a formação de ser consciente, ou seja, deve desenvolver o pensamento crítico do formando" que o torne capaz de, em sua prática docente futura, compreender a realidade na qual atuará e nela intervir, compreendendo que a mesma é carregada/marcada de conflitos e contradições que afetam os sujeitos sociais nela inseridos.
Nessa linha de raciocínio a professora Luzianny Borges continua sua exposição refletindo sobre qual deve ser o perfil do professor no Brasil contemporâneo, o que o professor deve ensinar em Geografia, como fortalecer a profissão do professor de Geografia. Encerra sua fala abordando sua experiência com as disciplinas de prática de ensino ministradas no Curso de Geografia da FAFIDAM.
Enfim, parabenizamos a Comissão Organizadora da XIV Semana de Geografia da FAFIDAM pelo excelente evento, que deu uma grande contribuição, não só para professores e estudantes de Geografia, mas também para a comunidade acadêmica em geral e para as "comunidades escolares" da região.
Hoje, 07 de junho, foi realizado o Trabalho de Campo: Médio Jaguaribe, com o seguinte percurso: percurso 1: Barragem do Figueiredo (Alto Santo, CE) e Açude Castanhão (Nova Jaguaribara, CE); percurso 2: Assentamentos Boa Esperança e Oziel Alves.
![]() |
Luzianny, Antônia, Francisco e Gedeon |
A professora Antônia Carlos, em sua fala, provocou o debate em torno de algumas questões, como por exemplo, o que norteia a formação de professores no Brasil e o que a Universidade está fazendo para proporcionar melhorias significativas da escola? Segundo a professora, as mudanças que estão ocorrendo não estão sendo acompanhadas das reflexões em torno do que é ensinar e o que é aprender. Para ela, é importante refletirmos sobre o que entendemos por formação de professores e quais os desafios e possibilidades dos cursos de formação de professores no Brasil.
A professora Luzianny Borges abordou sua experiência de formação, falando das dificuldades encontradas no percurso de formação acadêmica, destacando especialmente as dificuldades com as disciplinas de prática docente. Depois refletiu a respeito da forma como deve acontecer a formação do professor. Segundo a professora Luzianny, "a formação de ser consciente, ou seja, deve desenvolver o pensamento crítico do formando" que o torne capaz de, em sua prática docente futura, compreender a realidade na qual atuará e nela intervir, compreendendo que a mesma é carregada/marcada de conflitos e contradições que afetam os sujeitos sociais nela inseridos.
Nessa linha de raciocínio a professora Luzianny Borges continua sua exposição refletindo sobre qual deve ser o perfil do professor no Brasil contemporâneo, o que o professor deve ensinar em Geografia, como fortalecer a profissão do professor de Geografia. Encerra sua fala abordando sua experiência com as disciplinas de prática de ensino ministradas no Curso de Geografia da FAFIDAM.
Enfim, parabenizamos a Comissão Organizadora da XIV Semana de Geografia da FAFIDAM pelo excelente evento, que deu uma grande contribuição, não só para professores e estudantes de Geografia, mas também para a comunidade acadêmica em geral e para as "comunidades escolares" da região.
EVENTOS
Acompanhe qualquer resposta sobre este post atrás do nosso RSS. Você também poderá fazer um comentário no nosso blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens mais lidas
-
Prezados Professores, Coordenadores e Conselheiros, A Direção da FAFIDAM convida todos para participarem da realização do Fórum de Educaç...
-
No momento que escrevo esta matéria o Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, do Departamento de Geografia da USP, está fazendo a abertur...
-
O Prof. Dr. José Olivenor de Souza Chaves, do Curso de História da FAFIDAM/UECE, lança mais um livro sobre a História do Vale do Jaguaribe,...
-
Em entrevista publicada no sítio do Instituto Humanitas Unisinos , Antonio Nilton Bezerra Júnior, da Comissão Pastoral da Terra de Mossoró,...
-
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM Av: Dom Aureliano Matos, 2058 – Centro – Limoeiro...
-
A Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do m...
-
I - DO PROJETO DE MONITORIA ACADÊMICA O Programa de Monitoria Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação está inserido no Projeto Pedagógi...
-
A necessidade de estabelecimento dos prazos máximos de integralização dos cursos de graduação presencial da UECE e a otimização do funcion...
-
Novidades para os interessados em concorrer a uma vaga no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino realizado em parceira entre FA...
-
Por Francis Dupuis-Déri | Tradução Guilherme Miranda Livro relata diversas manifestações dos Black Blocs em todo mundo há mais...
Postar um comentário
Prezado(a) visitante, deixe aqui suas sugestões e comentários.