O livro didático de Português como instrumento de ensino de produção escrita de gêneros textuais escolares

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Resumo: Este trabalho foi proposto na disciplina Oficina III com a finalidade de nos proporcionar um instrumento linguístico-pedagógico de apoio para compreendermos como é abordada e aplicada a escrita nos livros didáticos de português (LDPs) em sala de aula. Além disso, nos fornecerá sugestões de atividades a serem trabalhadas. Sabemos que em sala de aula um dos fatores que dificultam a prática da escrita é a inadequação ao conteúdo com a realidade do aluno, sendo que na maioria das vezes os professores utilizam apenas os livros didáticos para sua prática e que geralmente a atenção para o estudo gramatical ultrapassa o ideal, deixando totalmente de lado, o conteúdo do texto e o trabalho com a reflexão, análise linguística e ensino de gramática nas escolas. Teremos por base teórica alguns estudiosos da língua, como: Britto (1999), Collins; Michaels (1991), Kleimam (1995), Oliveira (1995), Soares (1998), entre outros. Trabalharemos, portanto, a prática da escrita dentro da diversidade de gêneros textuais, já que a escrita é uma modalidade de língua que embora ainda seja trabalhada de maneira tradicional e descontextualizada está cada vez mais ganhando espaço na sociedade.


Palavras-chave: Projeto Pedagógico; Escrita/leitura Escolar; Livro Didático.

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