Bolsistas do PIBID de Pedagogia
O Uso de Metodologias Alternativas nas Aulas de Matemática: contribuição do PIBID para a prática docente de professores em formação foi premiado como o melhor trabalho da área de Ciências Humanas no III Encontro de Iniciação à Docência (PIBID), durante a XVII Semana Universitária da UECE, realizada entre os dias 19 e 23 de novembro último.





A autoria do trabalho foi de Daniela Glícea de Oliveira da Silva, tendo como co-autoras as bolsistas Evilânia Silva Freire, Francisca Gerliane de Oliveira e Vanessa Mayane Vidal de Freitas. As vencedoras do prêmio são bolsistas do PIBID do Curso de Pedagogia da FAFIDAM, que tem como coordenada a Profa. Ms. Maria Auricelia Gadelha Reges, que recebeu Menção Honrosa pela orientação do trabalho.

Resumo do Trabalho

No atual cenário construtivista de ensino, a didática da matemática vem dando lugar a uma diversidade de metodologias muito diferentes das até então utilizadas na tendência tradicional de ensino. Os jogos, dentre outros meterias, estão tendo uso cada vez mais frequente na sala de aula. No entanto, esse uso tem provocado diversas discussões entre estudiosos da didática, e principalmente da didática da matemática. Comprova-se que os jogos em muito podem contribuir com a aprendizagem significativa dos alunos. Entretanto, se não considerado seu objetivo pedagógico pelo professor podem causar grandes prejuízos. Desse modo esse trabalho buscou compreender qual a contribuição possibilitada pelo programa PIBID/PEDAGOGIA/FAFIDAM para a prática docente das bolsistas quanto ao uso de metodologias alternativas nas aulas de matemática. Para isso, foi realizado um estudo de caso, para o qual se utilizou como instrumento para a coleta de dados um questionário contendo três questões abertas. Os sujeitos investigados cursam licenciatura em Pedagogia na FAFIDAM/UECE, estão há 15 meses como bolsistas do PIBID e há 05 meses com experiência de monitoria nas escolas parceiras do subprojeto. Os resultados apontam que o Programa possibilitou as bolsistas conhecerem diversas metodologias alternativas e compreenderem o objetivo da utilização dessas nas aulas de matemática. Constatou-se também que nenhuma bolsista utiliza Tecnologias da Informação e Comunicação como metodologia, apesar de as duas escolas parceiras do Programa contarem com laboratórios de informática. Conclui-se assim, que o PIBID/PEDAGOGIA/FAFIDAM tem proporcionado relevante aprendizado para as bolsistas quanto ao uso de metodologias alternativas, principalmente jogos didático-pedagógicos.

O PIBID de Pedagogia

A FAFIDAM, em 2011, foi contemplada com o subprojeto denominado A formação do professor para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uso de metodologias alternativas na construção de conceitos, coordenado pela Profa. Ms. Maria Auricélia Gadelha Reges, do Curso de Pedagogia. O subprojeto tem como objetivo "oportunizar processos e metodologias que favoreçam a construção de conceitos matemáticos tanto entre futuros professores que se encontram em formação inicial no curso de Pedagogia quanto entre docentes em efetivo exercício na escola pública de Limoeiro do Norte, intervindo e contribuindo para a melhoria da aprendizagem em matemática dos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental".

Programa Institucional de Bolsa à Iniciação à Docência - PIBID, instituído pela CAPES -Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tem como objetivo a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa e demais despesas a ele vinculadas.


O Projeto da UECE tem como título A Vida Docente na Escola: aprender e ensinar pela pesquisa e tem como foco a aprendizagem da profissão professor mediante o contato direto dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência, com os fazeres característicos do trabalho docente no cotidiano escolar e seus dilemas. O parâmetro da epistemologia da prática e da reflexividade, articulado a integração ensino e pesquisa, servem de aporte teórico a iniciativa. A intenção é desenvolver um processo formativo centrado nos dilemas práticos da docência com base nas situações de trabalho que o professor da Educação Básica experimenta no contexto de efetivo exercício de sua ação profissional. Uma formação centrada no que acontece na escola e na sala de aula, portanto, na cultura pedagógica e docente presente na unidade de ensino participante do PIBID, caracterizando-se como um processo colaborativo de pesquisa-formação.