APRESENTAÇÃO

Em 2013 o Curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano, da Universidade Estadual do Ceará, Campus de Limoeiro do Norte, completa 45 anos de existência. Esta é uma data histórica que será comemorada com a X Semana de História da FAFIDAM. Nesta edição do evento também será realizado o I Encontro Estadual do GT Ensino de História da ANPUH – CE e o IV Simpósio de Estudos Históricos do PETPrograma de Educação Tutorial.

Ensino de História: Velhos Problemas, Novos Desafios foi o tema escolhido para o evento que, por sua abrangência e importância, pretende refletir a respeito das problemáticas e desafios do ensino de história, reunindo além do público costumeiro (professores e estudantes do ensino superior), professores e estudantes da Educação Básica, para que possamos pensar mais profundamente a relação entre os espaços de formação dos professores de história e os espaços de atuação profissional, principalmente as escolas de Ensino Fundamental e Médio.

A parceria com a Coordenação do GT Ensino de História da Associação Nacional de História – ANPUH – Seção Ceará, sob a coordenação do Prof. Dr. Francisco Egberto de Melo[1], do Curso de História da Universidade Regional do Cariri – URCA, contribuiu para ampliar a abrangência do evento. O Grupo de Trabalho de Ensino de História da ANPUH-CEARÁ foi criado no XIII Encontro Estadual de História do Ceará realizado em Sobral em julho de 2012 e tem o propósito de promover debates em torno das reformas curriculares, assim como, sobre o tratamento que está sendo dispensado ao ensino de História por parte das políticas públicas de ensino.

As atividades do Curso de História da Faculdade de Filosofia de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM tiveram início em 08 de agosto de 1968, tendo formado a maioria dos professores de História que atuam na região do Baixo e Médio Jaguaribe, atendendo a cerca de 16 municípios, entre os quais podemos destacar Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano, Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Iracema, Jaguaribe, Jaguaribara, Jaguaretama e Morada Nova. O Curso de História da FAFIDAM/UECE conta com um Grupo PET – Programa de Educação Tutorial – desde a década de 1980, sendo um dos cinco grupos da região Nordeste, segundo dados do Ministério da Educação de 2010. Inicialmente o programa foi mantido pela CAPES, mas a partir de 2010 passou a ser mantido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Na FAFIDAM o PET de História tem sido uma referência importante na formação dos estudantes, pois baseia-se no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Ensino de História: Velhos Problemas, Novos Desafios é um evento científico que pretende aprofundar as discussões sobre o ensino de história, destacando os processos de formação e de ensino-aprendizagem, metodologias de ensino, materiais didáticos e a questão da educação histórica, tentando destacar o papel desta disciplina diante das problemáticas das sociedades contemporâneas.

Refletir sobre o ensino de História é pensar em processos formativos que se desenvolvem em diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar numa sociedade complexa e marcada por injustiças e desigualdades sociais. É, sobretudo, pensar as políticas públicas educacionais marcadas por trajetórias históricas que têm contribuído para a exclusão de determinados segmentos da sociedade brasileira. Pensamos, ainda, que o Ensino de História tem muito a contribuir para a discussão e apreensão dos valores humanísticos que vem sendo continuamente desvalorizados no atual contexto das sociedades capitalistas contemporâneas.

Nesse contexto compreendemos que o debate acerca das diversas problemáticas que vêm à tona quando pensamos a respeito desta temática se insere num espaço de lutas politicas e teóricas. Lutas que precisam ser discutidas e repensadas.

O Ensino de História tem sido nos últimos anos debatido por diversas instâncias da sociedade brasileira. Desta forma, adotamos a temática para trazermos as reflexões atuais acerca das inquietações que rodeiam essa área do conhecimento e dialogarmos sobre os desafios que temos que enfrentar no sentido de operar transformações efetivas no campo do ensino de história e da educação escolar em geral.

As transformações sociais, políticas e educacionais têm forte impacto na forma como o campo educacional e a escola, enquanto locus privilegiado, se estruturam. Assim, é de extrema importância perceber como essas transformações se relacionam com o próprio ensino de História e em que medida operam modificações na produção historiográfica. Portanto, é uma tarefa importante da comunidade dos profissionais da história pensar o seu ofício, em especial, o exercício da docência e as condições de formação dos professores de história.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre o Ensino de História, tendo como foco os problemas e os desafios enfrentados por professores e estudantes do ensino superior e da educação básica, na tentativa de realizar uma análise dos processos de formação dos profissionais da história e dos processos de ensino-aprendizagem e da função social do ensino de história.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Aproximar a universidade dos professores e estudantes da Educação Básica;

ü  Refletir sobre o papel do livro didático de história e dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica;

ü  Realizar um diagnóstico dos principais problemas e desafios enfrentados por professores e alunos da Educação Básica.

ü  Possibilitar o intercâmbio entre os Cursos de Licenciatura em História do Ceará, na tentativa de perceber os problemas, avanços e desafios na formação dos professores de História em suas respectivas regiões de atuação.

PÚBLICO-ALVO: professores e estudantes dos cursos de graduação em História e áreas afins do Ceará e dos estados vizinhos, professores e estudantes da Educação Básica das regiões Baixo e Médio Vale do Jaguaribe.

Número de Participantes: 350 (trezentos e cinquenta) participantes.

 Taxas de Inscrição:

Profissionais de Ensino Superior
Estudantes Universitários
Professores e Estudantes da Educação Básica
R$ 20,00
R$ 10,00
Inscrição gratuita


PERÍODO DE INSCRIÇÕES/ENVIEO DE TRABALHOS E RESUMOS


Ouvintes
Apresentação de Trabalhos
01/09 a 31/10/2013
01/09 a 18/10/2013


PROPOSIÇÃO DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS, MINICURSOS E OFICINAS: de 20/07 a 31/08/2013.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

Data/Horário
MANHÃ – 8:00 às 11:00
TARDE–14:00 às 17:00
TARDE – 19:00 às 22:00
04/11/2013
Segunda-Feira
ü  Credenciamento
 
ü  Atividade nas escolas de Ensino Médio de Limoeiro do Norte
 
ü  Apresentações culturais
 
 
 
 
Minicursos
 
Cerimônia de Abertura
Conferência de Abertura: Educação Histórica no Brasil e a função social do Ensino de História
Prof. Dr. Itamar Freitas de Oliveira – Universidade Federal de Sergipe – UFS
05/11/2013
Terça-Feira
 
 
 
Minicursos
 
 
 
 
Simpósios Temáticos
MESA REDONDA 01
Formação de Professores de História: Perspectivas e Desafios
Prof. Dr. Francisco Egberto de Melo (URCA)
Profa. Dra. Isaíde Bandeira da Silva (FECLESC/UECE)
06/11/2013
quarta-Feira
MESA REDONDA 02
O processo de ensino-aprendizagem e o Livro Didático de História.
 
Prof. Ms. André Victor Cavalcanti Seal da Cunha (UERN)
Prof. Ms. Gustavo Adolfo d’Almeida Lobo (FAFIDAM-UECE)
 
 
 
 
 
Simpósios Temáticos
MESA REDONDA 03
 
O Ensino da História e da Cultura Afro-brasileiras e Indígenas
 
Profa. Maria Edleuza Maia (MAIE-UECE)
Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas – Univ. Estadual da Paraíba
 
07/11/2013
quinta-Feira
MESA REDONDA 04
 
Materiais Didáticos e Ensino de História
 
Profa. Ms. Aryana Lima Costa (UERN)
Profa. Dra. Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)
OFICINAS
 
Realizados na FAFIDAM e nas EEFM de Limoeiro do Norte
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO:
 
“O Direito de Aprender” e a Reformulação do Currículo de História
 
Prof. Dr. Rafael Saddi Teixeira - UFG
08/11/2013
sexta-Feira
PAINEL
O GT Ensino de História da ANPUH-CE, os Cursos de Graduação em História e os Professores da Educação Básica
Coord. Prof. Dr. Francisco Egberto de Melo.
 
 
 

[1] O Professor Francisco Egberto de Melo também faz parte da atual diretoria da ANPUH-CEARÁ, ocupando a vice-presidência e está organizando o I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: As dimensões políticas da História e o Futuro do Passado, que será realizado na cidade do Crato-CE, dos dias 17 a 20 de setembro de 2013. Também já foi professor do Curso de História da FAFIDAM/UECE entre os anos de 1996 e 1998, na condição de professor-bolsista.