A Universidade Estadual do Ceará, que tão grande contribuição tem prestado ao povo cearense, tem enfrentado nos últimos anos um problema grave que refletirá na qualidade da prestação de seus serviços. Trata-se da situação dos servidores técnico-administrativos que hoje (22/08) estão realizando um dia de paralisação para protestar contra as condições de trabalho e reivindicar melhorias salariais para a categoria.

Segundo comunicado do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos do Ensino Superior Oficial do Estado do Ceará - UECE, URCA/UVA, a "paralisação tem por objetivo a retomada das negociações com o Governo do Estado no que concerne ao atendimento das reivindicações dos servidores técnico-administrativos das Universidades Estaduais".

A luta dos servidores das três universidades estaduais conta com o apoio do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará - FUASPEC, cuja pauta de reivindicações vem sendo debatida desde 2008 junto à Mesa Setorial da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE) e Mesa Central - MENP.

Os servidores técnico-administrativos da FAFIDAM também aderiram ao movimento e paralisaram suas atividades e durante todo o dia debatem junto à comunidade acadêmica a pauta de reivindicações do movimento. Pela manhã fizeram um ato no qual diversos servidores falaram sobre a situação precária na qual vivem, especialmente por conta dos baixos salários e pela falta de concurso para servidores efetivos.

O diretor da FAFIDAM, Prof. Dr. João Rameres Regis, falou na oportunidade sobre a importância do movimento dos servidores técnico-administrativo, tendo em vista aos baixos salários e falta de concurso público para a categoria e manifestou seu apoio afirmando que a direção tem a maior interesse de que a categoria consiga conquistar seus objetivos, tendo em vista que além de ser uma reivindicação justa a qualidade dos serviços prestados pela FAFIDAM à comunidade dependem, em grande parte, do trabalho desenvolvido pelos servidores técnico-administrativos.

A pauta de reivindicações consiste em: adicional de 30 para 40h dos servidores de nível superior da UECE, UVA e Urca; Ampliação de referências para os Apoio Administrativo e Operacional (ADO) e Atividades de Nível Superior (ANS); Reestruturação das tabelas salariais; Gratificação de titulação (incentivo ao desenvolvimento) prometida após a conclusão do recadastramento que se deu em 2010; Lei de criação de cargos para a realização de concurso público e Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV).