O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou neste domingo, 17, no Memorial da América Latina, em São Paulo, portaria criando o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. O objetivo do programa é propiciar formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, em instituições de excelência no Brasil e no exterior.

Promover, por meio de bolsas de estudos, a formação desses estudantes, ampliar a participação deles e a mobilidade internacional, criar oportunidades de cooperação entre grupos de pesquisas, brasileiros e estrangeiros, estimular a troca de experiência em âmbito internacional, fazem parte das sete linhas de ação descritas na portaria ministerial.

Mercadante assinou o documento durante o Fórum Internacional de Estudantes Cotistas, encerrado neste domingo, no Memorial da América Latina.

Abdias – Político, ativista social, escritor, Abdias Nascimento viveu 97 anos, de 1914 a 2011. Na política, foi deputado federal (1983-1987) e senador (1997-1999). Como ativista militante, colaborou na criação do Movimento Negro Unificado. Esse movimento ganhou força articulando-se com outras entidades brasileiras e em diversos países. É desse movimento, impulsionado pela energia de Abdias Nascimento, que nasce a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas artes, Abdias se destacou em vários campos, em especial na criação do Teatro Experimental do Negro, em 1944.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC