O Edital do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contemplou projeto da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que ficou em 14º lugar e é a universidade estadual mais bem classificada.
O projeto aprovado tem Coordenação Institucional da professora Zilvanir Fernandes de Queiroz, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade da UECE em Limoeiro do Norte, e a Assessoria Técnica da professora Ivoneide Pinheiro de Lima, do Centro de Educação, Ciência e Tecnologia de Inhamuns (CECITEC) unidade acadêmica de Tauá.
Em 2012, a UECE obteve sua primeira aprovação, recebendo recursos para a criação de cinco laboratórios para os Campi de Crateus, IIguatu, Itapipoca, Limoeiro e Tauá. Em 2013, a Capes reduziu o número de laboratórios que poderiam ser estruturados, o que fez com que a PROGRAD optasse pela proposição de apenas um Laboratório para o Campus do Itaperi, o projeto “Tecendo Saberes Interdisciplinares na Prática Educativa: ampliando perspectivas”, que tem a coordenação do professor Antonio Luiz de Oliveira Barreto.
O Edital LIFE da CAPES visou selecionar projetos de criação de Laboratórios Interdisciplinares de Formação do Educador, através dos quais se deseja aproximar a Universidade da Escola Básica. Nos Laboratórios devem ser experienciadas práticas docentes inovadoras e criados materiais pedagógicos que propiciem melhor aprendizagem, tanto para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, quanto para os professores em formação, nas nossas licenciaturas.
Clique aqui para conferir o resultado.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UECE.