Por Olívia Bruna, Wandressa Lima e Fernanda Santos
Bolsistas do PET História
FAFIDAM/UECE

No último fim de semana, a FAFIDAM sediou o XIII EncePET, encontro cearense dos PET´s, movimento organizado pelos 22 Grupos PET do Ceará, que surgiu como estratégia para organização das atividades realizadas em conjunto por estes Grupos, bem como para favorecer as discussões sobre os objetivos do Programa de Educação Tutorial dentro da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo.

O referido evento consiste em um espaço de debates democráticos, com o objetivo de refletir e deliberar, de forma organizada, encaminhamentos e decisões sobres as ações coletivas dos Grupos PETs do Ceará. O EncePET é um movimento importante para as decisões comuns aos PETs e para socialização das experiências vivenciadas pelos bolsistas, proporcionando, desta forma, uma interação entre os mesmos e tutores. Na ocasião, ocorreram várias atividades distribuídas nos seguintes dias:

No 25 (vinte e cinco) de janeiro de 2014 ocorreram as seguintes atividades:
Mesa Redonda de Abertura
Foi realizada 01 (uma) mesa redonda com duração de 2 horas, ministrada por professores tutores e bolsistas do PET. A mesa teve caráter informativo, debatendo temas de interesse comum a todos presentes.

Grupos de Discussão

Os grupos de discussão (GD’s) são espaços para o livre diálogo entre os alunos e tutores no intuito de trocar experiências, assim como discutir temas de cunho político e filosófico do programa. Os GD`s não têm o objetivo de elaborar deliberações para a assembleia geral, mas são necessários para enriquecer o conhecimento dos participantes, que posteriormente, contribuirão nos encontros estadual e nacional. Foram determinados vários temas de discussão, separados em salas diferentes, possibilitando que cada aluno ou tutor participe do tema escolhido. A duração dos GD’s foram de 2 (duas) horas.

Oficinas
As oficinas foram ministradas pelos alunos que enviaram as propostas dentro do prazo previsto de inscrição e contemplaram diferentes atividades, como por exemplo: Dança, fotografia, elaboração de carteiras com materiais recicláveis e Sexo e DST’s. Tiveram a duração 2 (duas) horas e ocorreram simultaneamente.

Já no segundo dia, 26 (vinte e seis) de janeiro de 2014

Apresentação de trabalhos

Os alunos apresentaram os trabalhos acadêmicos ligados as suas práticas de pesquisas individuais e/ou vinculadas ao PET, bem como de trabalhos ligados às atividades de ensino e extensão. As apresentações tiveram duração de 2 (duas) horas.

Encontro por Áreas

O Encontro por área é um momento em que os diferentes cursos se congregam num espaço de discussão levando em consideração assuntos de interesse comum de certas áreas do conhecimento. Esse espaço tem por objetivo socializar as diferentes experiências entre os grupos a fim de se avaliar as potencialidades, oportunidades e fragilidades existentes nas diversas atividades que realizam. O encontro por área tiveram a duração de 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos.

Encontro de Tutores

O encontro de tutores aconteceu concomitantemente ao Encontro por Área.  Tratou-se de um momento em que os coordenadores/tutores dos PET discutiram assuntos de interesse de cada grupo, com o objetivo de esclarecer dúvidas, trocar experiências e socializar atividades no intuito de revelar potencialidades e fragilidades da realidade de cada grupo.

 Grupos de Trabalho:

Os grupos de trabalho (GT’s) consistiram em espaços de discussão que tiveram o objetivo de gerar deliberações para serem votadas na Assembleia geral. Os temas debatidos foram relacionados ao regimento e a administração do movimento INTERPET Ceará. A  gestão do movimento depende diretamente das deliberações dos grupos de trabalho e das diretrizes encaminhadas em Assembleia geral. Os vários temas foram divididos em diferentes salas, propiciando a livre escolha dos alunos e professores sobre qual grupo participar. A duração dos GT’s foram de 3 ( três) horas.

Encontro dos Mediadores:

O Encontro dos Mediadores  foi um momento em que os articuladores dos GD’s e GT’s socializaram os encaminhamentos a fim de facilitar e potencializar as discussões na Assembleia geral. Este terá a duração de 1 (uma) hora e 30(trinta) minutos.

Assembleia Geral


A Assembleia geral contou com a participação de todos os alunos e tutores participantes do encontro e teve como principal objetivo colocar em votação as propostas deliberadas pelos grupos de trabalho. A Assembleia foi também o espaço para a realização das eleições dos cargos administrativos do INTERPET Ceará e a solenidade de encerramento do encontro.