Atendendo a população de mais de 15 municípios nas regiões do Médio e Baixo Jaguaribe a FAFIDAM tem desempenhado, por mais de quatro décadas, o papel de principal formadora de profissionais da educação no interior do estado do Ceará.

Com 09 cursos de licenciatura (Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Educação do Campo) e 1.739 estudantes, a FAFIDAM tem uma importância histórica para o Vale do Jaguaribe.

Para melhorar a qualidade da formação de seus estudantes a FAFIDAM vem discutindo com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Russas (CREDE 10 - Russas) uma Proposta de Estágio Curricular Supervisionado.

Profa. Sofia Barreira
Coord. da Célula de Assessoria Pedagógica/PROGRAD
A coordenadora da Célula de Assessoria Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da UECE, Profa. Dra. Sofia Barreira, falou dos esforços da PROGRAD junto à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), para o estabelecimento de convênio que garanta a realização do estágio curricular obrigatório dos estudantes da UECE nas escolas da rede estadual de ensino. Na oportunidade sugeriu que as unidades da UECE no interior do estado também estabeleçam parcerias com as secretarias municipais de educação sobre essa questão.

Sofia Barreira na oportunidade elogiou a iniciativa da FAFIDAM e da CREDE 10 - Russas, apresentada pela vice-diretora da unidade, Profa. Andrea Almeida Cavalcante, que segue a proposta que está sendo elaborada pela UECE.