Buscando novas formas de materiais que chamasse o interesse dos seus alunos para o aprendizado de álgebra fez com que o professor de matemática e ciências naturais, Jaime Pereira Antunes Campos, das séries finais do ensino fundamental da escola Centro de Ensino Fundamental da Vila Planalto, do Distrito Federal, fosse ao computador. Em 2007, navegando na internet encontrou uma apresentação de Power-Point sobre “produtos notáveis”. Adequou este conteúdo, relacionado à sétima série, para a linguagem html, dando início a uma nova fase em suas aulas.

“Os alunos ficaram mais interessados e mais concentrados. Ficaram também mais solidários prontos a ajudar os colegas e os professores em caso de dúvidas relativas à informática”, diz Jaime Campos.  Destacou também que a apresentação dos trabalhos foi uma oportunidade para os alunos revelarem seus talentos. “Até então, não tínhamos ideia da desenvoltura que alguns estudantes tinham.” Os alunos trabalharam com planilhas excel e construção de gráficos e os resultados obtidos foram publicados no blog do Professor Jaime.

 De acordo com o professor uso do computador com internet na escola revigora a auto-estima dos alunos, possibilitando acesso a informações atuais, surgindo novas habilidades e abrindo portas para o descobrimento de vocações, constituindo caminhos para o futuro dos jovens estudantes. “Aproveitamos também para abordar outras questões, como direitos autorais. Explicamos aos alunos que as pesquisas na internet não devem ser só na base de copiar e colar, e que é preciso resguardar os direitos dos autores”. (Fátima Schenini).

Fonte: Portal do professor