__________________________________________________________
Ao perceber que seus alunos tinham dificuldade para compreender os componentes da estrutura de uma célula, por mais que ele explicasse, o professor Antonio dos Santos Júnior se deu conta de que seria necessário tornar esse conteúdo mais concreto. “Usei aulas práticas, vídeos, imagens, sem resultado. Eles não conseguiam visualizar”, relata.
_______________________________________________

O professor Antônio dos Santos Júnior, que ensina Biologia em cursos técnicos no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), percebeu que seus alunos tinham muita dificuldade de entender os conteúdos de Citologia. Para solucionar essa problemática o professor criou um quebra-cabeças com todos os componentes de uma célula.

Fonte: Portal do Professor
O professor chegou a essa conclusão depois de passar por inúmeras  tentativas para fazer com que os alunos apreendessem o conteúdo. Segundo matéria publicada no Portal do Professor, o professor Antônio menciona que usou vários materiais pedagógicos como aulas práticas, vídeo, imagens: mas por mais que ele explicasse era sempre sem resultados. Os alunos não conseguiam entender.

Antônio também utilizava maquetes, mas era muito dificultoso para entender o citoesqueleto, pois os alunos achavam que os componentes ficavam boiando dentro da célula. Foi então que ele teve a ideia de criar um quebra-cabeça.

O professor exibiu seu projeto Quebra-cabeça didático de uma célula, suas organelas e seu citoesqueleto pela primeira vez na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde atraiu atenção do público, principalmente, do Ministério da Educação.

O quebra-cabeça foi desenvolvido pelo professor Antônio e pelos alunos, onde utilizaram o programa AutoCAD em dimensão 3D, depois foi impresso e feito a montagem. Esse projeto fez com que os alunos nunca mais se esquecessem dos componentes da célula.