O curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizará nos dias 15 e 16 de junho, no Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, o I Encontro de Literatura e Cultura Cearense (I ENCLICE), que tem como objetivo promover o debate sobre o campo da literatura e da cultura cearense no contexto atual.

alt


Com o tema "Cultura e Literatura Cearense na Contemporaneidade", o I ENCLICE propõe fomentar o diálogo entre estudiosos, enfatizando questões literárias e culturais, que contribuam para o aprofundamento das perspectivas teóricas e metodológicas sobre os gêneros literários e as múltiplas culturas. Estarão reunidos professores, pesquisadores, estudantes, artistas, mestres, e interessados em geral.
A programação do I ENCLICE contará com mesa-redonda, palestra, apresentações culturais, exposições de fotografias, pinturas, artesanatos, xilogravuras e cordéis.
O evento conta com a coordenação geral da professora Maria do Socorro Pinheiro e com o apoio da coordenação do curso de Letras da Fecli, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Serviço Social do Comércio (SESC) de Iguatu.

Programação
Dia 15/06 (Quarta-feira)

18:30h Abertura
Exposições: Fotografias, artesanatos, livros, pinturas, cordéis, xilogravuras etc.

19:00h Apresentação Teatral Grupo ARTEtude.

19:30h Mesa-redonda: Um olhar sobre a cultura cearense. Participantes: Profº. Ms. Hélder Holanda (Professor e pesquisador da Literatura Africana -FECLI/UECE) e Dra. Edileusa Santiago Nascimento (Psicóloga e pesquisadora da memória e identidade indígena IFCE - campus Cedro)

20:45h Lançamento dos livros da poeta Leila Freitas: O grande encontro no Céu da Beira mar , O lindo mundo da imaginação , Cordéis em folheto: A princesa de um brinco só . As duas moedas de ouro de Bento , O sonho de Clara , O Doce do doce engenho , O índio e a Cunhã de cachos dourados e O mundo encantado dos animais .

Dia 16/06 (Quinta-feira)

18:30h Exposições: Fotografias, artesanatos, livros, pinturas, cordéis, xilogravuras etc.
Tendas: Leitura de mãos e Simpatias para santo casamenteiro.
19:00h Palestra:  A história da História da Literatura Cearense. Palestrante: Prof. Dr. Rodrigo de Albuquerque Marques (Pesquisador do Modernismo no Ceará FECLESC/UECE)
Lançamento do livro do prof. Rodrigo de Albuquerque Marques: "O livro de Marta: bilhetes de amor quebrado".
19:40h Palestra: Aspectos relevantes e excêntricos da história da literatura cearense.
Palestrante: Prof. Dr. Everton Alencar (Pesquisador da Literatura Cearense - FECLI/UECE).
20:30h Forró Pé de Serra: Banda Massapé e apresentação de quadrilha junina.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecli