Ocorreu no dia 18 de julho, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos- FAFIDAM, em Limoeiro do Norte, a Seleção Pública Especial da Licenciatura Plena em Educação do Campo ofertando-se 50 vagas para representantes de movimentos sociais e professores de escolas rurais dos Municípios de Morada Nova e Quixeré.

Este novo curso origina-se a partir de proposta elaborada pelo Prof. Dr. José Ernandi Mendes e pelas Profas. Dras. Sandra Maria Gadelha de Carvalho e Lúcia Helena de Brito, apresentada ao Edital número 2 de 23 de abril de 2008, do Ministério da Educação - MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD, com apoio da Secretaria de Educação Superior - SESU e execução financeira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.

O Curso ocorrerá no âmbito do Programa de Apoio à Formação Superior em Educação do Campo - PROCAMPO, MEC/SECAD/SESU, sendo instituído pela Resolução n. 705/09 do Conselho Universitário – CONSU/ UECE, em 22 de dezembro de 2009.
Trata-se de um curso regular com duração de quatro anos que formará professores e professoras para a docência nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas localizadas em áreas rurais.

Além dos educadores apresentados pelos municípios já citados, participaram da seleção do PROCAMPO/ FAFIDAM, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST, do Movimento dos Atingidos pelas Barragens - MAB, do Movimento dos Pequenos Agricultores Rurais - MPA e ainda da Cáritas Diocesana. Todos bastante atuantes na Região do Vale do Jaguaribe.

O Curso representa mais uma vitória dos movimentos sociais do campo, que desde a I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo, ocorrida em Luiziânia - GO, em 1998, têm defendido um processo educativo integrado a sua realidade, sua cultura, trabalho e lutas. Para viabilizar seus estudos sem que saiam de suas localidades, será adotada a Pedagogia da Alternância, em que terão aulas presenciais no tempo-escola, e desenvolverão pesquisas, leituras e trabalhos de grupo, orientados por docentes da FAFIDAM, no tempo-comunidade. O primeiro tempo-escola ocorrerá em setembro de 2010, entre os semestres regulares da UECE.

A coordenadora do Curso Profa.Sandra Maria Gadelha de Carvalho,oberva que segundo a PNAD /2004, nas zonas rurais da Região Nordeste a população de 15 anos ou mais freqüenta em média apenas 3,1 anos de estudo, enquanto na zonas urbanas este número sobe para 6,8 anos. Quanto a escolaridade dos professores e professoras que atuam em escolas rurais, o documento Panorama da Educação do Campo (MEC/INEP, 2007), constata que somente 21,6 de cada cem que ensinam nas séries iniciais do ensino fundamental têm formação superior, agravando-se o quadro no ensino médio, em que 11,3 que concluíram este grau nele ministram aulas.

Portanto, avalia que o Curso contribuirá de forma significativa para a melhoria dos índices educacionais nas zonas rurais tanto no que toca a formação dos educadores e educadoras, como na garantia de acesso ao ensino superior a jovens e adultos do campo.

Através do PROCAMPO a UECE/FAFIDAM, soma-se a um grupo de 30 universidades públicas nacionais que conjugam esforços para a reverter os índices educacionais do campo e contribuir para um projeto de desenvolvimento com equidade social em nosso estado.