As primeiras escolas no Brasil foram fundadas pelos jesuítas e um dos primeiros professores, no Brasil, foi o padre José de Anchieta.

Um decreto de D. Pedro I, de 15 de outubro de 1827, definia como deveriam ser as Escolas de Primeiras Letras em todo o Brasil. Essa lei dizia, entre outras coisas, o que deveria ser ensinado para meninos e meninas. Em 1963, um decreto do presidente João Goulart instituiu o dia 15 de outubro como dia do professor.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), como informa o Portal do Professor, do Ministério da Educação (MEC), estima uma base de 2,8 milhões de trabalhadores em exercício nas redes públicas de ensino básico, dos quais 1,8 milhão está lotado no magistério da educação básica.

No Estado do Ceará existem cerca de 50 mil professores - entre profissionais dos ensinos médio e superior, além de especialistas, mestres e doutores -, dos quais 22 mil são da rede estadual de ensino, de acordo com o site do CNTE.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) vem formando há 38 anos professores, com seus cursos de Licenciatura presenciais em onze áreas: Química, Matemática, Letras, Física, Ciências Biológicas, Geografia, História, Música, Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia. Recentemente, ampliou sua base de formação por meio do uso das tecnologias de educação a distância.

Estes cursos são oferecidos nos dois campi da UECE em Fortaleza, Itaperi e Fátima (Centro de Humanidades), e em seus seis campi no Interior do Ceará: Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC, Tauá), Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM, Limoeiro do Norte) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC, Quixadá).

Aos professores do Brasil, do Ceará e, em particular , os que fazem a Universidade Estadual do Ceará, nosso reconhecimento pelo empenho e competência que, a despeito das difíceis condições de trabalho e da ausência de mecanismos de valorização da categoria no país, fazem da UECE a Universidade Estadual de maior destaque na região norte e nordeste.

Fonte: Site da UECE