No dia 03 de dezembro, as 11hs da manhã, no auditório da FAFIDAM, será realizada uma Audiência Pública da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo. O objetivo desta audiência é discutir o homicídio do ambientalista e presidente da Associação de Trabalhadores Rurais Sem Terra da Chapada do Apodi - José Maria Filho, o Zé Maria do Tomé. A audiência será presidida pelo Ouvidor Agrário Nacional e Presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo - Desembargador Gercino José da Silva Filho.
José Maria Filho foi assassinado no dia 21 de abril de 2010, na Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte, com 18 tiros. Até hoje esse crime bárbaro ainda não foi solucionado, o que demonstra o descaso das autoridades com violência cometida contra aqueles que defendem os interesses dos oprimidos. Ele lutou em vida contra o uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi, em especial, contra a pulverização aérea que é feita de forma indiscrimida. Lutou também pela melhoria das condições de vida das populações da chapada.

Sua morte, longe de acabar com a esperança e a coragem de lutar contra a opressão dos poderosos, tem servido de incentivo e estímulo aos movimentos sociais que lutam por terra e água nesta região.
Por isso, é importante que participemos deste evento dando nosso apoio para reavivar as chamas da esperança e fortalecermos a luta, denunciando os crimes contra as lideranças camponesas e cobrando das autoridades agilidade nas investigações que apuram este homicídio.