Comunicamos que o Prof. Dr. José Olivenor  Souza Chaves fará, nesta quarta-feira, na Livraria Cultura, em Fortaleza, as 19h00, palestra sobre o Livro Vale do Jaguaribe: Autos do Passado.  O livro é resultado de suas pesquisas na região do Vale do Jaguaribe em parceria com alunos e ex-alunos do Curso de História da FAFIDAM.
Para o Prof. José Olivenor, organizador da obra, "Os artigos reunidos neste volume compreendem um largo período da História do Vale do Jaguaribe, pois remonta ao final do século XVII, quando trata do processo de colonização da região, passando pela segunda metade dos séculos XVIII e XIX, para concentrar, na centúria passada, sua maior atenção. Em seu conjunto, representa, também, um bom apanhado de parte da produção monográfica produzida por alunos do curso de História da FAFIDAM".
E acrescenta que "Embora não seja a principal finalidade desta obra, os artigos aqui reunidos dão-nos a oportunidade de constatar a boa formação dos jovens pesquisadores, expressa, entre outros quesitos, na maturidade intelectual de inventariar e analisar conteúdos empíricos, bem como no uso de suas habilidades ao dialogarem com as mais diversas metodologias da pesquisa histórica, ao mesmo tempo que, com competência, utilizam-se de instrumentos teóricos de produção e crítica do conhecimento histórico, necessários não apenas nos exercícios da pesquisa, mas, de maneira geral, na satisfatória realização de todas as atividades do profissional de História".