No momento que escrevo esta matéria o Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, do Departamento de Geografia da USP, está fazendo a abertura da XIV Semana de Geografia da FAFIDAM com a conferência Para Pensar o Mundo Contemporâneo: Perspectiva de Investigação e Atuação.

Prof. Manoel Fernandes (centro), Kélbia e R. Jucier
O professor Manoel Fernandes tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação, políticas públicas, história da geografia e geografia política. No período da tarde de hoje o professor Manoel Fernandes iniciou o minicurso Geografia e Imperialismo, que terá continuidade nesta terça-feira, 05 de junho.
A problemática central desenvolvida na conferência relaciona-se às mudanças espaço-temporais promovidas pelo capitalismo contemporâneo e suas crises, que têm colocado grandes contingentes populacionais às margens das formações sociais, pois as transformações do mundo do trabalho têm favorecido ao capital em detrimento dos trabalhadores.


Discute por outro lado a teoria social que tenta entender esse mundo contemporâneo, marcada pela por uma postura descomprometida com a realidade objetiva, mascarando os processos sociais e a perversidade das transformações impostas pelo capital.


A XIV Semana de Geografia prosseguirá até quarta-feira, 06 de junho.