Concurso para professor efetivo é uma das carências das três universidades estaduais. A demanda é de aproximadamente 600 docentes

Nesta sexta feira, 08 de abril, os movimentos estudantil e docente das três universidades estaduais do Ceará realizaram ato em frente ao Palácio da Abolição para reivindicar uma audiência com o governador do estado, Cid Gomes. O objetivo é dialogar sobre as demandas das três universidades estaduais do Ceará.
Participaram do protesto professores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) e representantes do Andes Regional NE I. O ato contou ainda com o apoio de sindicatos, como o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Ceará e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará (Sintro), além da presença de um representante da Intersindical.

A pauta de reivindicações é longa: realização de concurso público para professores efetivos, regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), entrega do restaurante universitário da UECE, equiparação salarial entre os professores substitutos e fetivos, investimento em assistência estudantil e construção de residências e restaurantes universitários na UEVA são os principais pontos.

Uma hora após o início do ato, um grupo de 14 manifestantes foi recebido pelo secretário adjunto do Gabinete, Almircy Pinto, pois o governador estava na inauguração do Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. O secretário Almircy Pinto ligou para o chefe do gabinete, Ivo Gomes, que prometeu negociar uma audiência com Cid.

A vice-presidente da Seção Sindical da UECE, Erlenia Sobral, disse que os movimentos estudantil e docente organizaram o ato com o intuito de conseguir a audiência com o governador. Ela explicou ainda que estudantes e professores não querem entrar em greve, mas a paralisação pode ocorrer caso Cid Gomes não atenda as reivindicações das três universidades estaduais. “O governador só recebe os estudantes e professores quando estamos em greve”, reclamaram alguns manifestantes.

Saiba mais

Professores e estudantes já se reuniram inúmeras vezes com o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira, para apresentar a pauta de reivindicações. No dia 23 de fevereiro, representantes das três universidades estaduais do Ceará reuniram-se com o secretário para pedir audiência com o governador Cid Gomes, mas não obtiveram encaminhamento prático.

Algumas das palavras de ordem do ato:

"290 milhões para o Aquário, o Cid está pensando que a gente é otário"

"Nosso busão é um terror, mas a Hilux está na porta do reitor"

"E pra UECE não parar, professor efetivo já. E pra URCA não parar, professor efetivo já. E pra UEVA não parar, professor efetivo já"

--
Lorena Alves
Assessora de Comunicação Sinduece
twitter: @sinduece
acesse: www.sinduece.org.br