Reitor, Prof. Fco. Araripe
Às 9h30min de 11 de abril no Auditório da Administração Superior Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, o Reitor da UECE, Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, empossou as novas coordenações dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará.
Em seu discurso observou que o(a)s novo(a)s coordenadore(a)s devem ter consciência dos problemas vivenciados pela Universidade, especialmente os relacionados a falta de professores.
Segundo o Reitor, atualmente há um déficit de 222 professores, levando-se em conta apenas as vagas deixadas por professores que se aposentaram ou faleceram. Mas até 2014, segundo levantamentos de sua equipe, esse número ultrapassará quatro centenas.
Enquanto isso, sua administração tomou a decisão de não criar nenhum curso de graduação enquanto não for realizado concurso para professor efetivo.

Prof. João Rameres
Representando o(a)s coordenadore(a)s e Faculdades do interior o Prof. Dr. João Rameres Reges, coordenador do Curso de História da FAFIDAM (Limoeiro do Norte), falou a respeito da importância que tem as coordenações de curso de graduação no funcionamento da Universidade. Para as coordenações devem desempenhar um papel republicano, contribuindo para a democratização desta instituição.
Reconhece que as coordenações de curso exigem muito trabalho e dedicação, mas esse não é o principal elemento que tem feito com que haja certa resistência por parte dos professores em assumir tal tarefa.

Prof. Maria Cristina
A Profª Drª Maria Cristina de Queiroz Nobre, do Curso de Serviço Social, representando os Centros e Faculdades da capital, fez um discurso "do ponto de vista dos iniciantes", uma referência a sua estréia nessa função administrativa. Destacou que hoje a UECE é uma universidade que tem o reconhecimento da sociedade cearense. Ela apresenta uma feição moderna em termos de infraestrutura,  e comunicação, assim como o crescimento dos cursos de pós-graduação, por exemplo. Mas é preciso avançar enfrentando alguns desafios, como a realização de concurso para professor efetivo e a elevação dos salários dos professores substitutos.