A Profª Raquel Lima de Freitas, do Curso de Pedagogia da FAFIDAM, teve o Projeto de Extenção Iniciação ao Estudo das Expressões Dramáticas selecionado na Chamada Pública para seleção de bolsas acadêmicas junto ao Programa de Bolsas de Extensão nº06/2011 para o ano de 2011, do Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior/Universidade Estadual do Ceará-UECE e a Pró-Reitoria de Extensão-PROEX.

Segundo a Profª Raquel Lima de Freitas, que tem especialização em Arte e Educação, 
 
Compreendendo a cultura como um componente da qualidade de vida e cenário fundamental no desenvolvimento social e que cultura e sociedade são inseparáveis, é prioritário que se coloque no foco das nossas atividades acadêmicas o desenvolvimento da cultura local, que se constitui sempre em entraves da estrutura publico-administrativa, tendo como exemplo que o direito a cidadania inclui o direito de acesso aos bens culturais. Independentemente das transformações econômicas, politicas e sociais, e do grau de mecanismos de dominação sobre as manifestações populares que as torna passivamente cultura de massa, este acesso precisa ser garantido à população como tesouros que devem ser resguardados, revalorizados e recriados de acordo com a herança que representam.

Para ela,
O Vale do Jaguaribe, situado a leste do estado do Ceará, é uma região rica em tradições e costumes que estão ligados principalmente às festas religiosas, às vaquejadas e as apresentações artístico-culturais como o bumba-meu-boi, as cirandas e rodas, as cantorias, as danças dramáticas, o maneiro-pau e os dramas e outras expressões artísticas. Essas formas artísticas, embora estejam vivas no modo de vida das pessoas, nas estórias e no imaginário dessa região, elas não são reconhecidas em sua forma de atuação e representação artística pela maioria da população. 

O objetivo principal do projeto é, nas palavras da professora, "resguardar e/ou recriar os dramas nos municípios de Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, compreendendo seu contexto histórico e sua importância como cultura local percebendo-a enquanto agente de sociabilidade nas comunidades em que estão locadas e para a população acadêmica da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/FAFIDAM".

São metas fundamentais para atingir este objetivo:

• Atender 06 alunos do Curso de Pedagogia com bolsas do Programa de Bolsas da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX;    
• Formar nas dependências da FAFIDAM um grupo de alunos-pesquisadores das manifestações artístico-culturais da região tendo como participantes os alunos-bolsistas e os demais alunos interessados na participação do grupo;
• Paralelamente ao trabalho de pesquisa, desenvolver a formação de atores e confecção de cenários e figurinos;
• Promover o conhecimento da cultura local através de seminários, apresentação de painéis e publicação de textos provenientes das pesquisas nos eventos universitários;
• Montar espetáculos/dramas resultantes do trabalho de pesquisa do grupo e formação dos participantes da comunidade, para devolver, enquanto produto artístico,  a população envolvida no projeto e ao publico da FAFIDAM.

Para o desenvolvimento destas atividades conta-se com infra-estrutura de sala de aula, Laboratório de Informática, Biblioteca com acervo de 16 mil volumes e um Auditório com 310 acentos. Para as pesquisas de campo o grupo conta como transporte os ônibus que transportam diariamente os alunos para a FAFIDAM.

Por fim, segundo a professora,

A FAFIDAM procura afirmar seu compromisso social, ultrapassando a formação profissional e a pesquisa acadêmica, através dos projetos de extensão desenvolvidos junto aos professores municipais e estaduais, parcerias com movimentos sindicais e sociais e cursos de pós-graduação latu sensu. No entanto, falta-nos, nos dias atuais, um movimento voltado para atividades como a formação de pesquisadores na área das artes, formação de atores, músicos, coralistas e das mais diversas expressões artísticas.