A universidade pública é uma das condições para a superação de grande parte das mazelas das sociedades contemporâneas. O Brasil tem se destacado nos últimos como um importante centro de produção do saber, tanto no nível das ciências aplicadas quanto nas ciências humanas e sociais. 

No Ceará as universidades estaduais (UECE, URCA e UVA) sempre cumpriram um papel central na democratização do ensino superior, especialmente com a interiorização desta modalidade de ensino. A UECE se destaca no que diz respeito à interiorização e a FAFIDAM, localizada em Limoeiro do Norte, é um dos campus mais importantes, atendendo a cerca de 16 (dezesseis) municípios nas regiões do Médio e Baixo Jaguaribe.

Prof. Dr. Hugo Braibante (direita) e Prof. Dr. Fernando
Mourão (esquerda)
O III Simpósio de Química do Vale do Jaguaribe, organizado pelo curso de Química com o apoio financeiro do CNPq, é uma das evidências da importância da FAFIDAM para esta região. O evento que teve início segunda-feira, 12 de setembro, com a Palestra de Abertura "O Ano Internacional da Química: Química para um Mundo Melhor", ministrada pelo Prof. Dr. Hugo Braibante, da UFSM-RS, 1º Secretário da SBQ - Sociedade Brasileira de Química, que traçou um panorama da importância da Química para as sociedades contemporâneas e as aplicações práticas desta ciência. Abordou também questões referentes ao ensino de Química na Educação Básica e no Ensino Superior.

Os destaques de hoje, 13, foram os minicursos (pela manhã) e a apresentação de trabalhos dos alunos da graduação (à tarde), quando os mesmos dos cursos de Química, Ciências Biológicas e Geografia mostraram, através de apresentação oral e painel, os campos de investigação que estão sendo explorados pelos estudantes da FAFIDAM. Os alunos do curso de Química estão desenvolvendo trabalhos que terão resultados práticos de grande significado para nossa região, nos campos da farmacologia e meio ambiente.

Para ver alguns vídeos do evento acesso nossa página no youtube. Clique aqui.