Por Francisco Antonio da Silva
Professor do Curso de História da FAFIDAM
Assessor de Comunicação 

O Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Campus de Limoeiro do Norte, realizou nesta semana VIII Semana de Educação, com o tema Universidade e Escola: Políticas Educacionais, Formação de Professores e Práticas Educativas, entre os dias 18 e 21 de junho.

Prof. Dr. Luis Távora
A abertura do evento foi feita pelo Prof. Dr. Luis Távora Furtado Ribeiro, da Faculdade de Educação da UFC, que proferiu a conferência Das Políticas à Docência: O PNE e suas Perspectivas, na qual refletiu sobre o cenário das políticas públicas, em geral, e das políticas educacionais, em particular, discutindo o projeto do Plano Nacional de Educação que se encontra atualmente no Congresso Nacional e que tem mobilizado amplos setores da sociedade civil na tentativa de sua aprovação. 

Profa. Glória Matoso, coordenadora da mesa (à esquerda),
 Profa. Samara Ribeiro (centro) e Profa. Iani Bessa (à direita)
Na tarde do de 19 de junho foi debatida a temática Educação Infantil, Educação Especial e o Processo de Aquisição da Lectoescrita em mesa-redonda composta pelas professoras Samara Ribeiro de Araújo Rodrigues (Pedagogia-FAFIDAM), Maria Tarcileide da Costa Bezerra (PROGRAD-UECE) e  Iany Bessa Silva Menezes (mestranda em Educação pela UECE). A mesa foi coordenada pela Profa. Me. Maria da Glória Barbosa Matoso, do Curso de Pedagogia da FAFIDAM




Profa. Tarcileide Bezerra
Nessa mesa-redonda foi debatido questões como acessibilidade e a necessidade que as instituições públicas e privadas têm em se adaptarem ao mundo dos portadores de necessidades especiais, tendo em vista que hoje são estes que têm que se adaptar às barreiras que aumentam a exclusão destes sujeitos. As escola e as universidades são instituições estratégicas para começar a exercitar as práticas de inclusão para os portadores de algum tipo de necessidade especial. A Educação Especial, por exemplo, marca o lugar da diferença ao conviver com limitações humanas mais evidentes ou menos clara. A deficiência não deve ser tomada, isoladamente, como obstáculo ou impedimento que impossibilita o pleno desenvolvimento das potencialidades de uma pessoa. As restrições decorrem das estruturas excludentes e das condições objetivas dos diversos campos de atuação. As escolas especiais têm se tornado um dos mecanismos preferenciais dessa sociedade seletiva. Acolhendo um universo restrito de educandos, tais instituições legitimam ambientes segregadores de aprendizagem.

Na programação da noite ocorreu o II Encontro do PIBID-FAFIDAM-UECE, oportunidade na qual a coordenadora do projeto, Profa. Maria Auricélia Gadelha Reges, as bolsistas do Programa, as diretoras das escolas Judite Chaves Saraiva e Ester Guimarães Malveira, Maria de Fátima Holanda dos Santos e Jandira A. Guimarães, respectivamente, e professoras supervisoras, Maria Lindete de Lima Nogueira e Francisca Janiele de  Almeida apresentaram os resultados alcançados nesse primeiro ano de execução. Participaram também as coordenadoras das duas escolas beneficiadas, a Profa. Iraci Gomes de Lima Vieira, da Escola Judite Chaves e a Profa. Gerlaine Cristina Cavalcante Santiago, da Escola Ester Guimarães. 

Exposição II Encontro PIBID/FAFIDAM/UECE

Programa Institucional de Bolsa à Iniciação à Docência - PIBID, instituído pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tem como objetivo a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa e demais despesas a ele vinculadas. O projeto coordenado pela Profa. Me. Maria Auricélia Gadelha Reges intitula-se A formação do professor para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o uso de metodologias alternativas na construção de conceitos e visa oportunizar processos e metodologias que favoreçam a construção de conceitos matemáticos tanto entre futuros professores que se encontram em formação inicial no curso de Pedagogia (licenciandos) quanto entre docentes em efetivo exercício na escola pública de Limoeiro do Norte, intervindo e contribuindo para a melhoria da aprendizagem em Matemática dos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Da esquerda para direita: professoras Marly Miranda,
Maria Auricélia, Socorro Lucena, Prof. Eudes Baima
e Profa. Glória Matoso
Na noite de quarta-feira (20/06) a Profa. Dra. Maria do Socorro Lucena Lima, do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, ministrou a palestra Sobre a Formação de Professores, dedicando a mesma "a todos que acreditam na educação". Inicia sua fala fazendo uma retrospectiva de sua trajetória acadêmica e intelectual, destacando as principais pesquisas acadêmicas que, como lembrou, iniciou na FAFIDAM quando realizou curso de especialização em 1990. Desde então suas pesquisas tematizam a questão do estágio supervisionado e a formação de professores.

A professora Socorro Lucena destacou um pressuposto essencial para se compreender as práticas/ações docentes, a formação de professores e a relação ensino-aprendizagem: a educação como prática social. Nesse sentido, a escola como instituição educativa deve ter por finalidade a formação humana dos alunos, a construção da subjetividade e a inserção social, democratização social, econômica, política, tecnológica e cultural.

Para a professora o desafio hoje é "formar com o exercício da crítica para a transformação das condições sociais vigentes, com vistas a superar as desigualdades e gerar a emancipação social e humana". Como? Através da mediação entre as culturas presentes na escola/universidade: dos alunos, professores e equipes, da instituição, das famílias, etc.

Estudantes do Curso de Educação do Campo
FAFIDAM-UECE
Na manhã da quinta-feira (21/06) realizou-se a mesa-redonda Educação do Campo Movimentos Sociais no Ceará, com a participação da Profa. Dra.  Sandra Maria Gadelha de Carvalho, do Curso de Pedagogia da FAFIDAM e coordenadora do LECAMPO - Laboratório de Estudos da Educação do Campo. Participaram também Jorge Freitas, membro do MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens - e Eduardo Sousa, membro da direção estadual do MST, ambos alunos de Curso de Educação do Campo da FAFIDAM-UECE.

Da direita: Eduardo Sousa, Jorge Freitas, Sandra Gadelha,
José Ernandi e Leninha
A educação do campo tem sido uma das bandeiras de lutas de movimentos sociais como  MST, MAB e Via Campesina, tendo encontrado ressonância no meio universitário, como demonstra a experiência que vem sendo desenvolvida na FAFIDAM, com a realização do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, em convênio com o Ministério da Educação. Um dos objetivos da Educação do Campo é mobilizar o povo que vive no campo, com suas diferentes identidades, e suas organizações para conquista/construção de políticas públicas na área da educação e, prioritariamente, da escolarização em todos os níveis. 

Professores Eudes Baima, Marly Miranda e José Ernandi
Durante a VIII Semana de Educação da FAFIDAM foram realizados diversos minicursos e oficinas, além da apresentação de trabalhos pelos participantes do evento. A programação foi encerrada com a mesa-redonda intitulada Universidade e Escola: Políticas, Currículo e Formação de Professores, com a participação dos professores Dr. José Eudes Baima, Dr. José Ernandi Mendes e Dra. Marly Medeiros de Miranda, todos do Curso de Pedagogia da FAFIDAM.