O Programa Institucional de Bolsa à Iniciação à Docência - PIBID, instituído pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tem como objetivo Concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa e demais despesas a ele vinculadas.

O Projeto da UECE tem como título A Vida Docente na Escola: aprender e ensinar pela pesquisa e tem como foco a aprendizagem da profissão professor mediante o contato direto dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência, com os fazeres característicos do trabalho docente no cotidiano escolar e seus dilemas. O parâmetro da epistemologia da prática e da reflexividade, articulado a integração ensino e pesquisa, servem de aporte teórico a iniciativa. A intenção é desenvolver um processo formativo centrado nos dilemas práticos da docência com base nas situações de trabalho que o professor da Educação Básica experimenta no contexto de efetivo exercício de sua ação profissional. Uma formação centrada no que acontece na escola e na sala de aula, portanto, na cultura pedagógica e docente presente na unidade de ensino participante do PIBID, caracterizando-se como um processo colaborativo de pesquisa-formação.

A FAFIDAM, em 2011, já teve um subprojeto selecionado em 2011, denominado A formação do professor para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uso de metodologias alternativas na construção de conceitos, coordenado pela Profa. Ms. Maria Auricélia Gadelha Reges, do Curso de Pedagogia. O subprojeto tem como objetivo "oportunizar processos e metodologias que favoreçam a construção de conceitos matemáticos tanto entre futuros professores que se encontram em formação inicial no curso de Pedagogia quanto entre docentes em efetivo exercício na escola pública de Limoeiro do Norte, intervindo e contribuindo para a melhoria da aprendizagem em matemática dos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental".

Agora a FAFIDAM teve mais três subprojetos aprovados no último Edital de seleção da Capes. Os projetos aprovados foram: A Escola como Lugar de Vivência e Aprendizagem: Inovação e Difusão de Metodologias do Ensino de Geografia, da Profa. Me. Maria Anezilany Gomes do Nascimento, do Curso de Geografia; A Formação do Pensamento Crítico no Ensino de História, da Profa. Dra. Lúcia Helena de Brito, do Curso de História; e Compreensão e Produção de Textos Orais e Escritos no Ensino Médio, da Profa. Me. Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira, do Curso de Letras. 

As inscrições iniciaram no dia 15/06 e encerrarão no dia 25/06/2012, e podem ser feitas mediante preenchimento de formulário específico e entrega da documentação completa no ato da inscrição, na Sala das Coordenações da FAFIDAM (para os três projetos aprovados, Geografia, História e Letras).

Os interessados em participar do processo seletivo devem providenciar o cadastro de seus currículos no na Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, o mais rápido possível.

Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes clique aqui.