Desenho: Vitória, 11 anos
A FAFIDAM, desde sua criação em 1968, tem desempenhado um importante papel nas regiões do Médio e Baixo Jaguaribe. Formou neste período milhares de professores que atuam ou atuaram na Educação Básica em escolas das redes municipais, estadual e privada. Atende aos municípios de Russas, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Alto Santo, Tabuleiro, Potiretama, Jaguaretama, Pereiro, Nova Jaguaribara, Pereiro e Iracema.

Muitos dos profissionais formados em nossa instituição também desempenham funções na área de Gestão Educacional, ocupando cargos nas secretarias municipais de educação da região, nas escolas públicas estaduais e nas Coordenadorias Regionais de Educação - CREDE's.

Desenho: Giselle, 9 anos
Há também muitos ex-estudantes que atuam no ensino superior, contribuindo para a formação de outros profissionais da educação. A FAFIDAM possui em seus quadros docente e de servidores técnico-administrativos muitos destes ex-estudantes, que contribuem para a valorização desta instituição de ensino superior.

A FAFIDAM, nesta data, reafirma seu compromisso com a educação e a formação de profissionais capacitados técnica, política e socialmente com a região e deseja a todos os professores e professoras que continuem acreditando e fazendo com que a educação seja um instrumento de emancipação humana, construção da cidadania, superação da miséria, do preconceito e do racismo.

Professores e Professoras sintam-se felizes em desempenhar uma das tarefas mais importantes do mundo: O ATO DE ENSINAR.

Desenho: Gabriela, 14 anos