Teve início ontem (16) o II Encontro dos Estudantes de Biologia da FAFIDAM, que tem como tema Os Desafios do Ensino e da Pesquisa para o Futuro Profissional Biólogo. O Prof. dr. Antônio Euzébio Goulart Santana, professor da Universidade Federal de Alagoas, proferiu a palestra de Abertura com o tema A Química Verde: Semioquímicos para o Controle de Pragas. Antes da composição da Mesa de Abertura houve a apresentação do Dueto de Cordas de Flores, composto por Mardônia Lima e Révia Kelly, que executaram algumas peças musicais.

 Prof. João Rameres (Diretor da FAFIDAM, centro), à
sua esquerda estão os professores Alex Altair,
Katiane Queiroz e Antônio Euzébio. À direita, Romualdo
Leite, Géssica Soares e Hyngrid Rannielle 
O Diretor da FAFIDAM, Prof. Dr. João Rameres Regis, destacou a importância do evento e o envolvimento dos alunos e professores. Para ele, eventos deste tipo contribuem para a criação de um ambiente acadêmico propício para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, destacando também a importância do tema da palestra de abertura tendo em vista os problemas enfrentados pela região devido ao uso de agrotóxicos. O Prof. João Rameres falou também do Mestrado Intercampi em Educação e Ensino e do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, ambos aprovados recentemente pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

O Prof. Alex Altair, coordenador do Curso de Ciências Biológicas, agradeceu aos professores, funcionários e, especialmente, aos estudantes do Curso, que se empenharam na realização do evento. Agradeceu também ao Colegiado do Curso de Química, em especial, ao Prof. Dr. Rondinelle de Castro que apoiou o evento com recursos do Ano Internacional da Química, provenientes de projeto conseguido junto ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Prof. Romualdo Lunguinho Leite, vice-coordenador do Curso de Ciências Biológicas e presidente docente do II Encontro dos Estudantes de Biologia, destacou o protagonismo dos estudantes que se empenharam na realização do evento. Para ele o encontro é importante em virtude de dar visibilidade ao curso, contribuindo também para o crescimento acadêmico.

Por último a representante discente Géssica Soares externou a imensa alegria em ver a realização do II Encontro dos Estudantes de Biologia e agradeceu ao apoio do CNPq, Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, funcionários e Direção da FAFIDAM.

O Palestrante



O Prof. dr. Antônio Euzébio Goulart Santana é bolsista de Produtividade, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Alagoas, sócio da Interacta Desenvolvimento Ltda, Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, Ecologia Química e Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, aplicação e formulação de feromônios, química de produtos naturais vegetais, realização de bioensais moluscicidas, contra Biomphalaria glabrata, larvicidas, contra Aedes aegypti, e bioensaios inseticidas. Foi premiado com a Comenda do Mérito FAPEAL - 20 anos, e Honra ao Mérito - UFAL - 50 anos.

A Palestra

O professor Antônio Euzébio partiu da afirmação de que há comunicação entre todos os seres vivos, particularmente entre insetos e plantas. Há diversas maneiras desta comunicação ocorrer e a principal delas se dá através da química, como as formigas que constroem suas trilhas, por exemplo. Os animais e insetos produzem substâncias químicas que desempenham funções, como defesa de predadores de seus predadores, atração de parceiros sexuais, indicação de local para a alimentação e reprodução.

O palestrante de seu trabalho de pesquisa, principalmente dos feromônios, que são substâncias químicas produzidas pelos insetos que podem ser tóxicas, irritantes ou atrativas. Por isso, os feromônios são substâncias que são usadas na agricultura como uma alternativa ao uso de inseticidas ou agrotóxicos. Essas substâncias podem ser usadas no monitoramento e controle de pragas. Atualmente essas substâncias são utilizadas para o monitoramento e controle de pragas de coqueirais, cana-de-açúcar, bananeiras, entre outras culturas.

As Barreiras

Para o professor Antônio Euzébio os feromônios não são mais utilizados na agricultura brasileira devido aos custos das pesquisas, que levam em média dois anos para fazer a síntese de uma substância. Mas o principal problema é a própria legislação que impõe barreiras que impedem a entrada no mercado de muitas outras substâncias que poderiam ser utilizadas na agricultura brasileira substituindo assim, em grande parte, a utilização de agrotóxicos. Mas a legislação exige os mesmos procedimentos de certificação que são exigidos para a certificação dos agrotóxicos. Só para se ter uma ideia, o professor afirmou que uma ampola de feromônio contendo 500 mL é o suficiente para ser usado em uma hactare de terra pelo período de três meses. Nesse período quantos litros de agrotóxicos são usados, levando-se em consideração que algumas culturas exigem aplicação de inseticida toda semana?