Hoje, 16 de abril, a partir das 19 hs, terá início o V Encontro dos Estudantes de Matemática da FAFIDAM, que seguirá até quinta-feira, 18/04. Discutir as práticas alternativas do ensino de matemática, enfatizando a importância da metodologia e a utilização dos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem é o objetivo do evento.

O Encontro dos Estudantes de Matemática (EEM) é um encontro estudantil que se apresenta como um espara para debater questões a respeito, tanto da educação matemática, quanto da matemática aplicada. E congrega estudantes de várias regiões do estado do Ceará. 

O V Encontro dos Estudantes de Matemática da FAFIDAM terá como tema para discussão e reflexão: “Práticas Alternativas para o Ensino de Matemática: da Metodologia aos Recursos Didáticos”, na perspectiva de receber diversos participantes. 

O encontro aborda as práticas alternativas para o ensino de matemática focalizando desde a metodologia até os recursos didáticos, apresentando propostas, experiências de ensino e práticas presentes nas disciplinas de Laboratório de Ensino de Matemática.

O Prof. Dr. Hermínio Borges Neto fará a Conferência de Abertura cujo tema é “Propostas Didáticas, Pedagógicas e Metodológicas Para o Ensino de  Matemática na Atual Perspectiva do ENEM”. O professor Hermínio Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Publicou 11 artigos em periódicos especializados e 69 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros e 1 livro publicado. Desenvolveu 03 softwares. Participou de 4 eventos no Brasil. Orientou 20 dissertações de mestrado e co-orientou 2, orientou 11 teses de doutorado na área de Educação. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 69 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Ensino de Matemática, Raciocínio matemático, Sequência Fedathi, Software Educativo, Colaboração e Inclusão Digital.