Em seus 45 anos de história a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) já formou 4.836 professores, uma estatística que reflete a importância desta faculdade para o Vale do Jaguaribe. Estudantes de Russas, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Jaguaretama, Pereiro, Nova Jaguaribara e Iracema deslocam-se diariamente até Limoeiro do Norte para cursar um dos noves cursos regulares que são ofertados, a saber, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química.

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo, que funciona  no sistema de alternância, subdividindo-se em Tempo Escola e Tempo Comunidade.Tem como objetivo formar e habilitar profissionais em exercício nos anos finais da educação fundamental e média que ainda não possuam a titulação mínima exigida pela legislação educacional em vigor, em consonância com a realidade social e cultural das populações que trabalham e vivem no e do campo. 

A matriz curricular do curso desenvolve uma estratégia multidisciplinar de trabalho docente, organizando os componentes curriculares em duas áreas do conhecimento (habilitações): (1) Ciências da Natureza e Matemática e (2) Linguagens Códigos.

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo atende estudantes de 21 municípios do Ceará: Beberibe, Canindé, Caridade, Crateús, Icó, Itapipoca, Itarema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Limoeiro Do Norte, Madalena, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Ocara, Potiretama, Quixeramobim, Russas, Santana Do Acaraú e Tururu. Os estudantes são de assentamentos de reforma agrária e de comunidades rurais que têm na agricultura camponesa o elemento central da produção da existência.

A colação de grau terá como oradora docente, a professora Ana Raquel de Oliveira Mano e como orador discente, Ermerson Luvanor Nascimento, formando do curso de Letras. A concludente do curso de História, Rosana Paulo de Souza fará a leitura do juramento. Os novos concludentes são dos cursos de Matemática, Física, Ciências Biológicas, Química, Letras, Pedagogia, História e Geografia.

A cerimônia de outorga de grau será presidida pelo Reitor da UECE, professor Jackson Sampaio. Antes da solenidade da Colação Grau haverá missa de Ação de Graça, que acontece às 16h30min, na Catedral de Limoeiro. A solenidade contará com as presenças do Vice-Reitor, professor Hidelbrando dos Santos Soares, de Pró-Reitores, de Diretores de Centros e Faculdades, Coordenadores de cursos e autoridades da região, familiares dos concludentes, dentre outros convidados.