Professores, Estudantes e Servidores da FAFIDAM, em greve, realizaram protesto durante visita do governador Cid Gomes ao município de Russas, durante a inauguração de uma Policlínica, ocorrida na última segunda-feira (02).

Na nota os grevistas afirmam que foram "detidos (impossibilitados de sair do local) na CE que liga Limoeiro do Norte a Russas, por cerca de 30 minutos, por policiais que alegavam estarem apenas “cumprindo ordens”, porém, ao pararem nossa Van (transporte de aluguel), de forma agressiva, iluminaram o nosso rosto e revistaram os homens, averiguando, em seguida, a documentação do veículo, todos em perfeita legalidade. Enquanto isso, vários veículos passaram na CE, inclusive motocicletas (portando quatro pessoas sem capacetes) e não foram parados."

A nota afirma ainda que "policiais tomaram nossos cartazes, numa praça de Russas, impossibilitando nossa livre expressão, gestos só vistos em tempos da Ditadura Militar. Além disso, estudantes receberam cotoveladas, socos e empurrões por seguranças do governador".

Na nota os grevista afirmam também "que nossas mobilizações têm uma causa legítima, que é a defesa da universidade pública no Ceará. Nossa pauta envolve, em termos gerais, concurso público para docentes e servidores, políticas de assistência estudantil e melhorias infraestruturais nas Universidades Estaduais do Ceará (UECE/UEVA/URCA). A nossa manifestação em Russas, objetivava, nesse sentido, negociar uma reunião entre o governador e os representantes das categorias das universidades estaduais do Ceará (UECE/UEVA/URCA), pois este se nega a falar com os grevistas. Solicitamos, assim, o apoio do povo cearense."

Para ver a nota na íntegra clique aqui.