O Mestrado Intercampi em Educação e Ensino – MAIE, da Fafidam-Feclesc realizou nestes últimos 6 e 7 de abril a defesa de mais duas dissertações de sua turma de 2013.1. Desta vez, defenderam seus trabalhos as candidatas Maria Ozirene Maia Vidal e Maria Edleuza Maia. Com estas, as defesas da turma inaugural do MAIE chegam a 8, indicando que se atingirá a conclusão de 100% dos alunos no período projetado, fato auspicioso para a continuidade do nosso Mestrado.
No dia 6 de abril, se realizou a defesa de Dissertação da mestranda Maria Ozirene Maia Vidal, intitulada: AS EEEP’S no Ceará: Gestão para Resultados e Formação de Professores, que contou com a seguinte Banca Examinadora: Prof. Dr. José Eudes Baima Bezerra (MAIE/UECE) (Orientador), Profa: Drª. Jeannette Filomeno Pouchain Ramos (UNILAB, Profa. Drª. Maria das Dores Mendes Segundo (MAIE/UECE) e Profa: Drª. Marly Medeiros de Miranda (FAFIDAM/UECE).
A discussão proposta pela mestranda consta do exame crítico da política de ensino profissionalizante do Governo do Estado do Ceará, implementada por meio de escolas de ensino médio de ensino profissional integrado, buscando uma chave explicativa no horizonte teórico da teoria marxista do trabalho e da educação e no contexto histórico marcado pela reforma do Estado dos anos de 1990 no Brasil.
Já no dia 7 de abril, ocorreu a defesa da dissertação da mestranda Maria Edleuza Maia, intitulada A Escola e a Formação do Estudante Negro: o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana, que contou com a seguinte Banca Examinadora: Prof. Dr. José Ernandi Mendes (MAIE/UECE) (Orientador), Prof. Dr. José Olivenor Souza Chaves (MAIE/UECE), Prof. Dr. Francisco Egberto de Melo (URCA) e Profa. Drª. Lúcia Helena de Brito (FAFIDAM/UECE).
O estudo da mestranda aborda a questão da luta do povo negro por uma educação que corresponda às suas história e tradição, abrangendo o contexto cultural e social deste fenômeno.
Além das duas alunas mencionadas, já defenderam suas dissertações os seguintes mestrandos: Antonio Oziêlton de Brito Sousa, Ivania Maria de Sousa Carvalho Rafael, George Amaral Pereira, Gabrielle Nascimento Lopes, Leiliana Rebouças Freire e Joyce Costa Gomes de Santana.
Por Eudes Baima, professor do curso de Pedagogia e do MAIE/UECE.