Em matéria publicada nesta quinta-feira (09) no Caderno Regional, do Diário do Nordeste, o jornalista Melquíades Júnior noticiou mais uma morte em decorrência do uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi.
Trata-se de Valter Freitas Tavares, morador do Bairro Antônio Holanda (Cidade Alta), em Limoeiro do Norte, que "trabalhou por cinco anos em uma empresa agrícola na Chapada do Apodi, entre os municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré. A maior parte do tempo atuou no setor de aplicação de venenos em lavouras de abacaxi e banana".
Valter Freitas Tavares, vítima de contaminação por veneno na Chapada do Apodi.
Foto: Melquíades Júnior
Valter, de 58 anos, faleceu na manhã de ontem (08) e ficou conhecido pela série de reportagens "Viúvas do Veneno", publicada nos dias  17, 19 e 20 de abril de 2013, no caderno Regional, mostrando casos nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia. 
Valter, segundo Melquíades Júnior, "era um dos trabalhadores acompanhados por médicos hematologistas após avaliação de exame da medula óssea. A constatação de alteração nos cromossomos de trabalhadores rurais da aplicação de veneno é um dos maiores estudos realizados no Brasil sobre o impacto dos agrotóxicos".