O Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino realizará nesta sexta-feira (26) a primeira defesa de dissertação do ano de 2016, do aluno Francisco Alves Bezerra Neto, que tem como título “Alfabetização Matemática: uma alternativa – o Ensino de Geometria no sexto ano da educação básica utilizando material didático manipulável”, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Gilvanise de Oliveira Pontes.
Francisco Alves é graduado em Física e Matemática e tem especialização em Ensino de Matemática. Em sua pesquisa de mestrado o autor "destaca como a Educação Matemática contribui para os processos de ensino e de aprendizagem no âmbito da Matemática escolar e, de modo particular, dos conceitos das grandezas geométricas, perímetro e área".
O trabalho elabora "uma proposta de ensino de Geometria Euclidiana com o uso de materiais didáticos manipuláveis com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos de uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Russas-CE".
Segundo o autor, para "sua efetivação partimos de uma fundamentação teórica que permita uma reflexão sobre a elaboração de aulas de experimentação com figuras poligonais. Ressaltamos o papel do professor como mediador das atividades, estabelecendo condições propícias a uma interação entre professor–aluno–material didático. A metodologia tem como norteadora a teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky e a discussão teórica sobre níveis e fases propostos por Van Hiele. Acreditamos que este trabalho fornecerá subsídios para os estudos a respeito do processo de aquisição de conhecimentos geométricos".
Para mais informações confira a imagem abaixo: