Todos os anos, milhares de habitantes do campo são intoxicados. Alunos atingidos por pesticidas, resíduos no leite materno e alta em taxas de câncer acendem um alerta entre pesquisadores sobre falta de controle das substâncias no Brasil.

GALILEU esteve em áreas rurais com registros de mau uso das substâncias em Goiás, Mato Grosso e Rondônia e constatou uma série de problemas relacionados aos pesticidas empregados na produção da nossa comida. Conversamos com pessoas afetadas diretamente por eles, com pesquisadores, membros da Anvisa e representantes da indústria química. As histórias a seguir são uma pequena parte dos percalços passados no Brasil pela falta de controle apropriado dos agroquímicos. 

Como em Lucas do Rio Verde, estudos constataram contaminação ambiental em Limoeiro do Norte, no Ceará. Tudo começou quando Raquel Rigotto, médica e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará, identificou que, de 2004 para 2005, as internações por intoxicações por agrotóxicos na região passaram de 604 a 1.106, 83% a mais. A médica então reuniu 24 cientistas para estudar durante quatro anos a região que concentrava a maior parte dos novos casos, na chapada do Apodi. Três cidades com produção agrícola intensiva em agrotóxicos foram analisadas: Limoeiro do Norte, Russas e Quixeré.

Para ler a matéria na íntegra siga o link: http://goo.gl/cKLGoL