Um Império de Documentos


Site disponibiliza milhares de documentos sobre a vida e a obra de José Bonifácio e ajuda a compreender a importância política e cultural de uma das figuras mais emblemáticas do Império Brasileiro.


"Haverá muita gente que me citará sem me ter lido; e haverá muitos outros sem me terem entendido". Dita por José Bonifácio (1763-1838), a frase certamente foi durante muitos anos uma realidade para se referir aos usos e abusos da vasta obra deixada pelo próprio Bonifácio, um dos mais famosos patriarcas da independência do Brasil. No entanto, Bonifácio pode descansar um pouco mais a partir de agora. É que desde 2006, está online o site "José Bonifácio - Obra Completa", projeto idealizado pelo jornalista e escritor Jorge Caldeira. Rico em documentos, o site disponibiliza gratuitamente ao público 4.124 registros, 7.059 páginas em manuscrito e 3.119 páginas impressas.
Para quem estuda História do Brasil, o site é fortemente recomendado, um modelo claro de divulgação na área de história. E a ideia do site é mesmo divulgar o máximo possível da vida e da obra de Bonifácio. Segundo o site, "‘José Bonifácio – Obra Completa’ foi concebido e estruturado de forma a satisfazer todos os tipos de usuário, desde o simples curioso, passando pelo estudante, até o mais especializado historiador profissional."Basta acessar o site para comprovar a utilidade e a facilidade da ferramenta. Com um simples clique, é possível pesquisar documentos de José Bonifácio ou textos sobre José Bonifácio.
Trata-se do maior banco de dados jamais reunido sobre a produção de um grande brasileiro, que atuou em vários campos ao longo de sua vida: atuou como cientista, administrador, político, pensador e poeta, sendo a sua realização maior, a do homem de Estado, personagem-chave do processo que, em 1822, fez do Brasil um Império independente.Riqueza DocumentalAs seções de conteúdo editorial dividem-se em: “Cronologia”; “De A a Z”; “Bonifrases”; “Mapa das viagens”; “Principais obras”; “Bibliografia” e “Genealogia”.
Elas foram concebidas e organizadas como guias de referência rápida, compactando informações dispersas no banco de dados, montando quadros explicativos, compilando elementos de natureza semelhante e oferecendo informações complementares ao conteúdo dos documentos.Boa parte do material é interativo e pode ser visto no original, digitalizado, como é o caso da Obra completa de José Bonifácio. Para quem busca referências bibliográficas, o site ajuda com uma série de obras comentadas, ajudando o pesquisador e encontrar o que existe publicado no Brasil sobre o tema.
Além de contar com a coordenação-geral de Jorge Caldeira, o site é fruto de uma vasta equipe de trabalho, que possui Alberto da Costa e Silva, Boris Fausto, Celso Lafer e José Murilo de Carvalho como nomes de destaque no Conselho Diretor, além de diversos historiadores de peso que formam grupos de pesquisa, redação e edição.
Para acessar o site, acesse http://www.obrabonifacio.com.br/ e divulgue esta iniciativa para colegas, alunos e interessados em história. Essa história combina com um bom café.
Fonte: disponível no site http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/arquivo-cafe-historia-um-2, acesso em 05/08/2010.