A comunidade acadêmica da FAFIDAM está em festa. Hoje, dia 15 de abril, às 16:30 realizou-se a Celebração em homenagem aos concludentes do semestre 2010.2, na Catedral de Limoeiro do Norte.

Às 19:30hs teve início a solenidade de Colação de Grau dos Concludentes do Semestre 2010.2, com a entrada no auditório da FAFIDAM do Cortejo Universitário, formado pelo Reitor da UECE, Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, o vice-reitor, Prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, o Diretor da FAFIDAM, Prof. Hidelbrando dos Santos Soares, o Prefeito Municipal de Limoeiro do Norte, Sr. João Dilmar, a Pró-reitora de Graduação, Profa. Ms. Josefa Lineuda da Costa Murta e os Coordenadores dos Cursos de Graduação da FAFIDAM.

Em 2011 a FAFIDAM completa 42 anos de existência e já formou 4.135 profissionais. No semestre atual a Faculdade tem 1.549 alunos matriculados. Os números revelam a importância estratégica que tem a FAFIDAM para a região jaguaribana, abrangendo os municípios de Limoeiro do Norte, Itaiçaba, Morada Nova, Palhano, Quixeré, Russas, São J. do Jaguaribe, Tabuleiro, Alto Santo, Iracema, Potiretama, Pereiro, Jaguaruana, Jaguaribara, Jaguaribe e Jaguaretama.

Colaram grau alunos de todos os cursos da FAFIDAM, a saber, Geografia, História, Pedagogia, Letras - Português/Inglês e Inglês, Matemática, Ciências Biológicas, Física e Química. Foram 78 (setenta e oito) novos profissionais aptos a atuarem em todos os níveis de ensino e em outras áreas. Dos concludentes, dez já foram aprovados em cursos de mestrados em grandes universidades brasileiras como a UFF - Universidade Federal Fluminense, UFPB - Universidade Federal da Paraíba, UFC - Universidade Federal do Ceará, UECE e UERN - Universidade do Estado do rio Grande do Norte (confira mais detalhes clicando aqui).

A Oradora Discente Sara Virgínia de Queiroz Santiago, do Curso de Letras/Inglês, fez um discurso emocionado no qual destacou a dura caminhada dos longos anos de estudo e a emoção de vivenciar um momento tão especial como este. Destacou também o papel que os novos graduados têm diante do mundo, de serem o "sal" que celebra, anuncia e pratica a "boa nova" no campo da educação e nas demais esferas da vida (Para conferir o discurso na íntegra clique aqui).


A Oradora Docente Profª Drª Sandra Maria Gadelha de Carvalho, do Curso de Pedagogia, também muito emocionada, chamou a atenção para as dificuldades que os estudantes da FAFIDAM enfrentam diariamente, tendo que se deslocarem, muitos deles, cerca de 200km. A maioria dos estudantes são de famílias de baixa renda e estudaram em escola pública, tendo, portanto, baixo poder aquisitivo. Nesse sentido, a falta de um Restaurante Universitário dificulta muito a vida dos estudantes. Outro problema destacado pela professora foi a questão dos transportes escolares que são superlotados. A imagem das folhas de papel enfilheiradas pelas calçadas da faculdade para garantir um lugar nos ônibus, mesmo que seja para viajar ém pé, demonstra o drama destes alunos. Creio que muitos concludentes, assim como seus pais e familiares, choraram ao rememorarem estas cenas. (Para conferir o discurso na íntegra clique aqui).


No entanto, nem tudo é sofrimento e dificuldades. O diploma, e mais importante ainda, os aprendizados adquidos nestes anos de estudo, são um passaporte para uma vida melhor, não só para os concludentes mas também para uma grande quantidade de sujeitos que de agora em diante terão a oportunidade de conviverem com os recém-formados.

Após a entrega dos diplomas aos concludentes, o Reitor da UECE, Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, proferiu o discurso de encerramento da Cerimônia de Colação de Grau, destacando o papel que a Universidade Estadual do Ceará desempenha, ressaltando a importância da FAFIDAM para a região. Confiram a abaixo o discurso na íntegra.






Confiram abaixo mais vídeos da cerimônia.

VÍDEOS
________________________________________________________________
CELEBRAÇÃO NA IGREJA MATRIZ DE LIMOEIRO DO NORTE









Assessoria de Comunicação
Prof. Francisco Antonio da Silva