Até o dia 15 de julho, a Agência Nacional de Águas (ANA) receberá inscrições para a chamada pública para seleção de projetos de conservação de água e solo. A iniciativa, voltada para órgãos e entidades da administração direta e indireta dos municípios, estados e Distrito Federal, busca estimular o aumento da oferta e a melhoria da qualidade da água no país.

A agência selecionará pelo menos 12 projetos. Entre eles, serão seis ações de conservação de água e solo em qualquer bacia hidrográfica, que se enquadrem no pagamento por serviços ambientais (PSA), e outras seis iniciativas de conservação de água e solo em importantes bacias hidrográficas que possuem um quadro de degradação de água e solo – Doce; Paraíba do Sul; Paranaíba; Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ); Piranhas-Açu; e São Francisco. Cada projeto poderá receber até R$ 500 mil, sendo metade neste ano e a outra metade em 2012.

Segundo a ANA, as propostas deverão conter técnicas de recuperação de água e solo, como a construção de barraginhas (para captação e infiltração da água da chuva), terraços em nível e barragens subterrâneas. Os projetos deverão, ainda, prever o cercamento de áreas de interesse para conservação ambiental, plantio de mudas de espécies nativas, readequação de estradas rurais, ações de educação ambiental, iniciativas de monitoramento hidrometeorológico e outras que possibilitem a melhoria da oferta qualitativa e quantitativa da água, desde que atendam às exigências da agência. Os selecionados serão conhecidos no dia 12 de agosto.

Fonte: Da Agência Ambiente e Energia (Publicado em 20/05/2011) Paulo Santiago RENAS Campinas Comunicação: