Lúcia Helena Brito: Cultura popular na escola contribui para formação da cidadania

Estimular o contato com as culturas populares democratiza o conhecimento da diversidade cultural
Estimular o contato com as culturas populares democratiza o conhecimento da diversidade cultural
Autor:Arquivo pessoal

Doutora em sociologia e mestre em educação brasileira, Lúcia Helena de Brito é professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com atuação na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece), em Limoeiro do Norte.
Em entrevista ao Jornal do Professor, ela diz que estimular nas escolas, o contato com as culturas populares é, sobretudo, democratizar o conhecimento dessa diversidade cultural. “Isto é o primeiro passo para reconhecermos o que é próprio de cada comunidade ou região, legitimando o sentimento de pertencimento necessário à organização da vida coletiva, com tudo o que isso implica em termos de lutas e conquistas sociais”, ressalta a professora, que é graduada em ciências sociais.
Para ela, o contato do estudante com protagonistas de práticas culturais de sua própria localidade, faz com que ele amplie seus conhecimentos e ainda lhe oferece a possibilidade de também experimentar fazer essas práticas, acrescentando sua própria leitura ou expressão.
Em sua opinião, ao conhecer e recriar uma dada realidade com elementos que lhe fazem sentido, o aluno está aprendendo, de forma indireta, a ser sujeito de sua própria história. “Assim, cremos que o maior benefício de se estudar a cultura popular na escola, como forma de expressão cultural de um dado grupo social, se situa no plano da formação da cidadania”, enfatiza.
Para ler a entrevista na íntegra clique aqui.