O terceiro dia de atividades do III Encontro de Física da FAFIDAM iniciou com a palestra Tecnologia e Educação: tecnologia ou metodologia?, proferida pela professora Dina Mara, do Curso de Pedagogia. A palestra resultou da parceria entre a organização do evento e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Trabalho de Limoeiro do Norte, que está promovendo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


O professor José Matias da Costa, titular da secretaria e professor do Curso de Matemática da FAFIDAM, fez a abertura dos trabalhos destacando a importância da palestra e as demais atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em seguida falou o professor João Rameres Regis, diretor da instituição, também destacou a importância do evento e parabenizou os organizadores do III Encontro de Física e o secretário de Ciência, Tecnologia e Trabalho de Limoeiro do Norte.

Professores e estudantes das escolas de ensino fundamental de Limoeiro do Norte participaram da palestra e a professora Dina Mara iniciou sua fala fazendo uma dinâmica com os participantes, pedindo-os que pensassem em aparelhos tecnológicos, pensando nos aspectos positivos e negativos de cada um. Esse momento foi muito rico, pois muitas crianças participaram da dinâmica falando das tecnologias que conhecem.

Animação de um nativo do Vanuatu
esfregando um pedaço de madeira contra outro para acender o fogo.
Fonte: 
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Podemos dizer que tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa. No entanto, numa perspectiva mais ampla podemos dizer que a tecnologia acompanha o desenvolvimento das sociedades humanas. As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas transformações no processo produtivo.


A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, etc.

Na última parte da palestra a professora Dina Mara abordou o tema das tecnologias educacionais, que podem ser descritas como a aplicação de recursos tecnológicos diversos em prol do desenvolvimento educacional e da facilidade ao acesso à informação. Existem diversas tecnologias que auxiliam na disseminação dos conteúdos educacionais, mas como em toda aplicação pedagógica, o acompanhamento profissional é indispensável, entendendo-se que a tecnologia facilita o processo educativo, mas não extingue o educador.