O meio ambiente tem sido uma das maiores preocupações da sociedade civil nas últimas décadas, o que tem resultado na realização de diversas conferências e seminários nacionais e internacionais, como a Eco-92 e a Rio+20, ambas realizadas no Brasil, pelas Nações Unidas. Esta última conferência está sendo realizada desde o dia 13/06 e prosseguirá até o dia 22 de junho. "O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes." (SOBRE a Rio+20)

Em destaque: Professoras Ana Raquel e Katiane
A Região do Baixo Jaguaribe, no interior do Ceará, vivencia graves problemas ambientais como o desmatamento, a poluição de rios e lagoas, a contaminação dos solos e águas, promovidas pelas empresas do agronegócio, a questão do lixo urbano etc. Pensando nestas problemáticas o Curso de Ciências Biológicas realizou nesta quinta-feira, 14 de junho, a I Jornada Pelo Meio Ambiente. O evento foi uma realização das professoras Ana Raquel de Oliveira Mano e Katiane Queiroz da Silva, que ministram as disciplinas de Estágio Supervisionado no Ensino Médio I e III, e dos discentes matriculados nestas disciplinas. Participaram também professores e alunos do Ensino Médio Arsênio Ferreira Maia, de Limoeiro do Norte.

O objetivo principal do encontro foi permitir aos alunos do Ensino Médio (EM) participarem da identificação da realidade ecológica local e possibilitar aos estagiários do Curso de Ciências Biológicas a oportunidade de refletirem criticamente a respeito da questão e apresentarem aos estudantes do Ensino Médio as possibilidades e experiências de "sustentabilidade" e de relacionamento com a natureza no intuito de contribuir com o despertar da percepção dos mesmos em relação à conservação ambiental para manutenção da vida no Planeta Terra.

Odilo Almeida
No período da manhã, além de um debate provocado a partir da exibição de um vídeo que foi coordenado pelo(a)s discentes Eduardo Guimarães, Sandino e Célia Maria, foram apresentadas atividades práticas sustentáveis para o aproveitamento de resíduos e água nas escolas, coordenadas pelo(a)s discentes Vânia Freitas, Rafaella, Taciano e Heurisson.

À tarde houve uma sessão com apresentação sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento da Consciência Ecológica e Educação Ambiental nos dias atuais, coordenada pelo(a) discentes Roberta, Judith, Erbene e Erivanda.

Francisco de Assis
O evento encerrou-se com um PAINEL sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos na Região do Vale do Jaguaribe/CE, coordenado pelo(a)s discentes Reuben Moreira, Helder e Ângela. Participaram como convidados Odilo Almeida Filho, Conselheiro do COEMA e Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Seção Ceará, e Francisco de Assis Mendes, Representante do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Flores (COMADEF).

Por fim, destacamos a importância de um evento desta natureza para a discussão dos problemas socioambientais da região do Vale do Jaguaribe, que demonstra o papel e o compromisso que a FAFIDAM tem com a mesma, contribuindo para formação de sujeitos sociais cada vez mais comprometidos com a solução dos problemas que atingem a população local e apontando caminhos e possibilidades de superação dos mesmos.