CapturadeTela20120702s02.04.08O "The Latin American Microfilm Project (LAMP)" do Centro de Pesquisas de Bibliotecas (CRL) digitalizou diversos documentos do governo brasileiro produzidos entre 1821 e 1993. Esses documentos podem ser acessados gratuitamente no site da Universidade de Chicago. Trata-se de um grande e importante banco de dados. Nele, estão relatórios de províncias (1830-1930), mensagens presidenciais (1889 - 1893), O Almanak Laemmert (1844 - 1889) e relatórios de diversos ministérios (1821 - 1960). O material disponibilizado encontra-se em altíssima qualidade e pode ser visualizado no seguinte link: http://www.crl.edu/brazil


ADMINISTRATIVO

A América Latina Microform Project (LAMP) no Center for Research Libraries recebeu recursos em 1994 do Andrew W. Mellon Foundation para explorar aspectos da digitalização de microfilmes.Trabalhando em cooperação com a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, LAMP selecionou sua coleção de documentos do governo brasileiro por causa de sua escassez, a importância e volume.Concluído em Dezembro de 2000, o projeto digitalizou mais de 670.000 imagens de páginas de publicações governamentais, disponíveis gratuitamente na web. Leia mais na detalhado relatório final do projeto.

TÉCNICO

Os documentos brasileiros foram escaneados a partir de cópias em microfilme dos originais, que foram filmadas pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. As imagens são armazenadas como imagens GIF e TIFF no Centro de Armazenamento de Bibliotecas de Pesquisa de Documento Eletrônico e facilidade de distribuição. As imagens GIF, em uma resolução de 100 pontos por polegada (dpi), são visíveis usando navegadores da Web padrão. As imagens TIFF de 300 dpi oferecem maior clareza, mas podem exigir um visualizador de TIFF para o uso. Quando as imagens GIF não são legíveis, clique em "300-dpi TIFF imagem" link na parte superior e inferior de cada exibição da página.

QUALIDADE DE IMAGEM E SELEÇÃO

As imagens apresentadas neste banco de dados são desiguais em termos de qualidade. A maioria das imagens são legíveis, mas alguns não são. A qualidade das imagens pode variar consideravelmente de uma página para a próxima. Má qualidade de imagem é devido ao mau estado da cópia em papel, quando foi filmado. A cópia em papel danificado resultou em imagens em microfilme degenerados, que depois migraram para o meio eletrônico. Em alguns casos isolados, como os inteiros Piauí provinciais relatórios presidenciais, as imagens do filme não foram scannable. Os documentos não disponíveis no filme têm sido considerados não disponível e foram omitidos estes ficheiros. Páginas em branco incluídas nas seqüências da página original, que também foram copiados durante a microfilmagem, não foram verificados. Os números das páginas correspondentes para estas páginas foram retiradas do índice.