O Globo Rural em sua edição semanal exibiu hoje uma reportagem sobre o uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi e os riscos que trazem à saúde humana e ao meio ambiente.
A reportagem partiu da publicação de um dossiê realizado pela Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva - que reúne os resultados de diversas pesquisas feitas em várias regiões do Brasil avaliando os efeitos dos agrotóxicos sobre o meio ambiente e a saúde das pessoas.
Profa. Dra. Raquel Rigotto
O trabalho realizado pelo Núcleo Tramas -  Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade, coordenado pela Profa. Dra. Raquel Maria Rigotto, do Curso de Medicina da UFC - Universidade Federal do Ceará, que realizou um trabalho que relaciona o uso de agrotóxicos com a contaminação da água e o aumento do número de casos de câncer na região
Segundo a reportagem "os agrotóxicos fazem parte do pacote tecnológico usado na maioria das propriedades rurais brasileiras. Com o crescimento da agricultura, na última década, a venda desses produtos no país aumentou 190%, situação que vem preocupando os profissionais da saúde".
Zé Maria do Tomé
O dossiê aponta ainda que 14 agrotóxicos vendidos no Brasil já estão proibidos em outros países porque são suspeitos de causar danos neurológicos, mutação de genes e câncer. A reportagem exibida pelo programa teve um destaque muito grande, sendo exibida em dois blocos com a duração de cerca de 25 minutos.
A reportagem também fez referência ao assassinato de Zé Maria do Tomé, ocorrido em 2010 por denunciar o uso abusivo de agrotóxicos na Chapada do Apodi. Zé Maria foi um líder comunitário e ambientalista de Limoeiro do Norte e foi assassinado com 19 tiros que causaram 25 perfurações do tórax à cabeça.
Foram acusados pelo crime o empresário João Teixeira Júnior, dono da empresa agrícola Frutacor e o gerente da empresa, José Aldair Gomes Costa, juntamente com mais dois moradores da comunidade de Tomé.
Vale apena assistir a reportagem completa clique em: parte 01 e parte 02.