A situação da Uece e as perspectivas do movimento sindical foi o tema da palestra realizada na noite de quinta-feira (23) pelo presidente da Sinduece na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte. Participaram da mesa a diretora da faculdade, professora Zilvanir, e a professora Bernadete.

No final da tarde, um grupo de filiados e apoiadores do sindicato reuniu-se com o palestrante que apresentou as principais frentes de luta em curso e as atividades realizadas no biênio 2010-2012. A professora Auricélia Gadelha defendeu que o sindicato se faça mais presente no cotidiano da faculdade, enquanto preenchia a ficha de filiação. “Nenhum diretor goza de redução de carga didática para fazer militância; a articulação do conselho de representantes é a única alternativa para a realização de um melhor trabalho de base” argumentou o prof. Epitácio Macário.

Sinduece apresenta frentes de luta na Fafidam
Outro assunto tratado foi o indicativo de eleição para a diretoria da entidade para os dias 10 e 11 de Outubro próximo. “Estamos discutindo em colegiados, centros de faculdades porque pretendemos formar chapas para a diretoria e para o conselho de representantes num processo o mais aberto e democrático possível” realçou o presidente.

Em debate, à noite, a diretora da Fafidam realçou a necessidade da organização estudantil e de toda a comunidade acadêmica, sendo seguida pelo prof. Macário que discorreu sobre os pontos que desafiam a atuação sindical no presente, dentre eles a carência de professores e servidores, o financiamento, a autonomia e democracia na universidade.

Durante o debate, a professora Lana Nacimento, do curso de Geografia, defendeu a participação ampla da comunidade acadêmica na reforma do estatuto e do regimento da UECE: “passei pela experiência noutra universidade nordestina e foi um momento complexo que despertou muitas energias”, frisou.
Encaminhou-se a realização de um seminário para tratar da temática da universidade e que se orientariam os organizadores de semanas acadêmicas a inserirem o tema na pauta.

Fonte: Prof. Dr. Eudes Baima, Curso de Pedagogia da FAFIDAM/UECE