O Prof. Dr. José Fernando Mourão Cavalcante, do Curso de Química da FAFIDAM, colabora com a Universidade Federal de Viçosa - MG, elaborando cursos de extensão destinados ao produtor rural. Os cursos estão disponíveis no Espaço do Produtor.

O Espaço do Produtor foi criado como mais uma forma de a Universidade Federal de Viçosa (UFV) oferecer retorno à sociedade que a mantém. Por meio deste portal, a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) pretende levar aos pequenos e médios empreendedores rurais e às suas famílias informações e tecnologia geradas na UFV.
Um dos cursos elaborados pelo professor Fernando Mourão intitulado "Cuidados Higiênicos na Obtenção do Leite", trata dos cuidados que o produtor deve ter para garantir a qualidade do leite a ser consumido, pois os micróbios ou germes podem afetar seriamente a sanidade do rebanho e a saúde do homem. No resumo informativo do curso consta o seguinte: "Obtido em condições precárias de higiene, o leite pode ser veículo de inúmeras doenças, que afetam tanto o animal, quanto o homem, como mastite, febre aftosa e toxoplasmose. Para prevenir estes e outros problemas, basta alguns cuidados, que vão da ordenha à higiene dos utensílios".


O outro curso disponível no Espaço do Produtor trata da fabricação do queijo coalho artesanal. Intitulado Produção de Queijo Coalho Artesanal, é descrito da seguinte forma: "uma tecnologia simples e prática, desenvolvida nos Laticínios da Universidade Federal de Viçosa, possibilita a produção de queijo coalho artesanal com o máximo de qualidade. Esta técnica é ensinada no curso, que aborda desde a pasteurização e resfriamento do leite até a produção, embalagem, estocagem e transporte do queijo coalho, muito consumido nas praias brasileiras". 

O Prof. Dr. José Fernando Mourão Cavacante é Engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (1980), Mestre em Ciências Naturais Aplicadas pela Université Catholique de Louvain, Bélgica (1983) e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, MG (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, lotado na unidade de Limoeiro do Norte. É consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e Revisor de três revistas nacionais (Brazilian Journal of Food Technology, Instituto de Laticínios Cândido Tostes e da Revista Nutrição e Alimentos). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Controle de Qualidade de Alimentos, atuando nas seguintes áreas: Bactérias Ácido Láticas; Tecnologia de Queijos; Qualidade do leite; Higienização na Indústria de alimentos e Programa de Qualidade. É pesquisador e orientador de bolsistas de Iniciação Cientifica do CNPq, FUNCAP e UECE. É lider do grupo de Pesquisa Ciências da Natureza e Tecnologia.