A Escola de Ensino Médio Francisco Jaguaribe, em Jaguaruana - CE, homenageou nesta quinta-feira (17) a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos pelos seus 45 anos de existência e atuação na região do baixo e médio Jaguaribe.

A vice-diretora da FAFIDAM, Profa. Andrea Almeida Cavalcante, esteve presente no evento e falou sobre o papel desta faculdade na região, destacando entre outros temas os cursos de graduação e pós-graduação, os projetos e as metas que esperamos alcançar nos próximos anos.


A homenagem foi organizada pelo Núcleo Gestor da escola e contou com a presença de estudantes do 3° Ano do Ensino Médio, professores da escola e ex-alunos da FAFIDAM. Muitos dos presentes falaram sobre a importância que a faculdade tem para a região, sendo uma das referências do ensino superior que contribui para a formação da maioria dos profissionais que atuam na educação básica.

A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, vinculada à Universidade Estadual do Ceará, localizada em Limoeiro do Norte – Ceará, tem por objetivo formar profissionais para atuarem na Educação Básica, atendendo assim aos anseios da população do Baixo e Médio Jaguaribe. Assim, desde a sua implantação, estrutura cursos de licenciatura plena em áreas diversas do conhecimento, visando à formação de professores atuantes em diferentes funções no âmbito das instituições educacionais da região jaguaribana. 

Em 08 de agosto de 2013 a FAFIDAM completou 45 anos de atuação e nesse período já formou cerca de 4.500 professores. Estudantes de Russas, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Jaguaretama, Pereiro, Nova Jaguaribara e Iracema deslocam-se diariamente até Limoeiro do Norte para cursar um dos noves cursos regulares que são ofertados, a saber, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química.