O professor Nilson Sena de Almeida, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, foi o conferencista do segundo dia do III Encontro de Física da FAFIDAM. Sociedade e Tecnologia foi o tema da conferência, que refletiu sobre o papel da tecnologia em nossas vidas.


O professor levou a plateia a refletir sobre o quanto somos dependentes da tecnologia, pois ela faz parte de nosso cotidiano e está presente nos mais simples objetos que nos rodeiam. O asfalto das estradas, o paralelepípedo das ruas e calçadas, a xícara na qual tomamos o café pela manhã envolvem processos tecnológicos que a maioria de nós passam ao largo. As sociedades contemporâneas são tão dependentes de tecnologia que um pequeno intervalo de tempo sem energia elétrica faz com muitas atividades simples do dia-a-dia sejam interrompidas. Por exemplo, essa conferência acabaria agora se houvesse uma queda de energia no auditório da FAFIDAM.

Tecnologia e Sociedade parece ter sido a chave para o desenvolvimento da humanidade. As invenções dos primeiros utensílios de pedra ou mesmo madeira possibilitaram aos homens de uma determinada região uma relação diferente com seu meio e com outros homens. A descoberta do fogo foi revolucionária. Possibilitou aos homens desenvolver outros hábitos alimentares e aumentar a possibilidade de utilização de outros alimentos na dieta.

Mas chega de pensar. Vamos nos ater à conferência. Só mais um detalhe, para esclarecer o tom e tempo deste texto. Ele está sendo elaborado ao mesmo tempo que o professor Nilson conferencia. E isso é possível porque estou utilizando um macbook, com acesso à internet sem fio. Meu bolsista está filmando a conferência que estará na internet pouco tempo depois de ser finalizada a fala do professor.


Voltemos à Conferência. O professor Nilson pegunta neste momento à plateia - Por quê estudar Física na região onde estamos situados? Por quê fazer um mestrado ou doutorado em Física no Nordeste? - Muito simples, respondeu o professor. Pensar a natureza e estudá-la é uma das formas de entendê-la melhor. Entendendo-a podemos observar suas possibilidades, assim como seus limites.

Enfim, a tecnologia e suas aplicações práticas são questões de grande relevância para pensarmos as problemáticas das sociedades contemporâneas, muitas das quais podem ser resolvidas com o desenvolvimento de tecnologias simples. A fome no mundo, por exemplo, para ser combatida não precisa da invenção de tecnologias sofisticadas. A agricultura camponesa tem dado muitos exemplos positivos. Em nossa região há diversas experiências como os quintais produtivos, casa do mel, banco de sementes crioulas, etc.