A coordenação do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino iniciou hoje (11) o Seminário de Introdução ao Curso - Turma 2014. Pela manhã foi feita a apresentação da coordenação, professores e alunos do curso, o processo de criação e as perspectivas e desafios do mesmo. Os Ernandi Mendes, Deribaldo dos Santos e Maria das Dores Segundo falaram da trajetória do MAIE e as perspectivas para os próximos anos, destacando a importância e o significado do primeiro mestrado da UECE no interior do estado do Ceará.

Os professores João Rameres e Jorge Alberto, diretores da FAFIDAM e FECLESC, respectivamente, também participaram da abertura do seminário e acolheram a todos os novos alunos do curso.

À tarde as professoras Sandra Gadelha e Bernadete Freitas participaram da mesa-redonda O contexto neodesenvolvimentista no estado do Ceará: agronegócio e movimentos sociais. No período da noite a pós-doutoranda do MAIE, Gláubia Cristiane, ministrou uma oficina sobre a Plataforma Lattes - CNPq. Vale ressaltar que o MAIE é o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu cearense a ter uma bolsa de estudo a nível pós-doutoral, financiado pelo Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD/CAPES).

O Curso de MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO (MAIE) criado pela Resolução Nº 3385/2011-CEPE, de 16 de maio de 2011, Resolução nº 808– CONSU/UECE, de 27 de junho de 2011, Resolução Nº 879/2012- CONSU, de 25 de junho de 2012 e aprovado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em 22 de outubro de 2012,  apresenta como área de concentração Educação, Escola e Movimentos Sociais, constituído por duas linhas de pesquisa: 1. Educação, Escola, Ensino e Formação Docente e 2.Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.

O Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino, da Universidade Estadual do Ceará, tem caráter interdisciplinar, interdepartamental, interinstitucional e intercampi, pautado na integração de dois campi voltados à formação de professores: a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) e a Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), localizadas no interior do Estado Ceará, respectivamente, nos municípios de Limoeiro do Norte e Quixadá. Os cursos de graduação das duas Faculdades são essencialmente de Licenciaturas Plenas, tendo o ensino, como eixo norteador da formação dos pesquisadores envolvidos nas atividades do Programa.

Na quarta-feira o seminário terá continuidade com o tema Estrutura acadêmico-científica e organizativa no qual serão debatidos o significado e implicações do caráter intercampi do curso. Na oportunidade serão apresentadas a estrutura curricular, linhas e grupos de pesquisa, recursos pedagógico-administrativos e os direitos e deveres dos alunos do curso.